quinta-feira, 3 de abril de 2014

Duna de Frank Herbert

Sinopse:

"Duna" é considerado o melhor romance de ficção científica de sempre. Uma obra que arrebatou a crítica com o estilo poderoso de Frank Herbert e conquistou milhões de leitores com a sua imaginação prodigiosa. Prepare-se para uma viagem que nunca irá esquecer, até um longínquo planeta chamado Arrakis… O Duque Atreides é enviado para governar o planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam: apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará.

O Duque sabe que a sua posição em Duna é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad’Dib. Mas Paul é muito mais do que o herdeiro da Casa Atreides. Ao viver no deserto entre o povo Fremen, ele tornar-se-á não apenas no líder, mas num messias, libertando o imenso poder que Duna abriga numa guerra que irá ter repercussões em todo o Império…"


Antes de ler “Duna” gostei de Arrakis!

Pelos comentários que li, pelo que ouvi e pela sinopse do próprio livro, quase que posso dizer que me apaixonei por aquele planeta árido, sem água, e sem vegetação, excepção feita à especiaria., claro. Este meu gosto provém da paixão que tenho pelos grandes espaços, aqueles em que o nosso olhar se perde num horizonte sempre igual, o deserto fascina-me e leva-me a questionar imensas coisas interiormente. Há um ditado Tuareg que diz "Deus criou o mar para que os homens pudessem alimentar-se e o deserto para que descobrissem a alma." e não há dúvida nenhuma que podemos concluir que Paul Atreides também encontrou a sua alma.

Mas sem querer divagar, “Duna” conta-nos a história do duque Leto Atreides e sua família que deixam o seu planeta de origem Caladan, para habitarem o planeta Arrakis, para o qual o duque foi designado governante. Assim que os seus pés pousam neste árido planeta, percebe que se encontra no centro de muitos interesses e conflitos.

Através de pequenos excertos dos diários da princesa Irulan, vamos conhecendo, capítulo a capítulo, os fios invisíveis que movem este mundo de intrigas, mistérios, poder e sobretudo da construção de um líder, profeta ou quem sabe muito mais do que isso.

Arrakis constitui o único local onde existe a valiosa especiaria Melange que move interesses imperiais. Para além disto apenas possui areia, dunas, temperaturas elevadíssimas, escassez de água e um povo muito agreste, os Fremen. Poucos querem habitar este planeta, mas muitos são os interessados em obter lucro através da comercialização da especiaria.

A sorte não bate à porta dos Atreides e após uma traição amarga, Paul (filho do Duque) e a sua mãe, conhecida como a Dama Jessica e concubina do duque, acabam por procurar refugio no deserto, junto daquele povo que os acolhe com uma reverência, fruto de uma antiga profecia.

Treinado por sua mãe nos ensinamentos mentais das Bene Gesserit e pelos melhores mestres de armas do seu pai, Paul insere-se sem qualquer problema, na vida deste povo que defende o seu planeta contra os seus opressores. Com o desejo de se vingar do seu inimigo, o Barão Harkonnen, que é o mesmo inimigo dos fremen, Paul vê-se na encruzilhada de uma antiga profecia que lhe confere o título de líder e profeta de uma jihad cujo propósito é muito superior ao da simples vingança.

A escrita é fluente e cativa-nos. As personagens estão muito bem construídas e todas elas acabam por nos cativar. Paul, sendo o centro da história e da acção, acaba por reunir à sua volta todo um conjunto de pessoas que lhe irão incutir os valores, sentidos de honra e de responsabilidade que irão formando a sua personalidade.

Tudo se constrói em volta de um conjunto de valores, crenças, formas de vida e de sobrevivência num mundo hostil, mas que é amado e sobre o qual são construídos ideais e onde a esperança de um mundo melhor, de um oásis, prevalece. Todos são importantes, todos são peças fundamentais de um mundo muito bem construído por Frank Herbert.

Na minha opinião, esperava um pouco mais relativamente ao próprio planeta. Esperava saber mais sobre as suas areias, sobre os vermes, sobre as tentativas de plantar outra vegetação e de armazenar água. Gostava de ter conhecido melhor Kynes e o seu sonho. Penso que é uma personagem importante neste contexto, e que foi pouco explorada.

Sendo um livro de FC esperava que desenvolvessem mais estes aspectos cientificamente, que não se ficassem somente pelos aspectos morais, humanos, religiosos e sobretudo pela vingança. No final pergunto a mim mesma : Quem é Paul Atreides? Um líder? Um profeta? Ou um fanático?

Há quem considere este livro como um dos melhores de ficção científica. Apesar de já ter lido alguma coisa nesta área, ainda tenho muito para ler e muitos universos e situações para conhecer, mas do que li, não o considero como tal. Mas esta é a minha opinião, claro e cada um tem os seus próprios gostos e opiniões e somos livres de as expressar.

No entanto há que ter em atenção que foi escrito na década de 60, (década bastante prolifera no desenvolvimento da literatura de FC) e que se encontra ao nível, ou superior, de muitos livros que se publicam hoje em dia nestas matérias.

Recomendo, sem dúvida.


"Há em todas as coisas um padrão que faz parte do nosso universo. Tem simetria, elegância e graça - as qualidades que se encontram sempre naquilo que o verdadeiro artista captura. O padrão encontra-se na mudança das estações, no modo como a areia transpõe um cume, nos aglomerados de ramos do arbusto creosote ou no padrão das suas folhas. Tentamos copiar esses padrões nas nossas vidas e sociedade, procurando os ritmos, as danças, as formas que reconfortam. No entanto, é possível ver perigo na descoberta da derradeira perfeição. É claro que o derradeiro padrão contém a sua própria fixidez. Numa tal perfeição, todas as coisas avançam na direcção da morte."

de "Ditos Coligidos do Muad'Dib" pela Princesa Irulan

18 comentários:

  1. Olá caminhante
    Ainda não li este livro nem nenhum dos outros. Embora tenha em inglês. Encontrei aqui um pack com 5 livros. Não faço ideia de quantos são em Portugal. Tenho alguma curiosidade mas não sabia que era FC. Pensava que era fantasia. Não aprecio muito FC mas ao ler a tua opinião deste-me incentivo o para pegar nestes livros. Parece interessante.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      Um livro que tem igualmente a recomendação do corvo, uma boa porta de entrada para conheceres mais FC ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Luísa :)

    A fronteira entre a FC e a Fantasia em certos livros é muito ténue.

    Neste caso não é um livro de FC muito "forte", eu gostaria mais que o fosse em determinadas áreas, como referi. Mas deves ler, porque além de se ler muito bem, é muito interessante.

    Em Portugal, penso que sejam só dois. Nunca mais se publicaram os outros.

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Caminhante =)

    Gostei muito de ler a tua opinião. Vê-se perfeitamente que gostaste do livro.
    Eu já li o livro e, apesar de gostar muito de algumas questões nele abordadas (como a importância da água e a sua condição de quase rara e muitíssimo preciosa) e das personagens, bem das relações entre si, não fiquei totalmente agarrada pela história. Gostava de ver a série com o James McAvoy, que faz de Paul Atreides.

    Excelente opinião, como sempre =)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria_queenfire
      Obrigada pela visita e pelas tuas palavras.
      Eu gostei do livro sim, pelo mundo em que ocorre e pelo povo fremen. Gostava de ter visto esta área mais explorada e não tanto o aspecto da guerra contra o Barão e a "sede de vinganças" que vão ocorrendo dos vários lados.
      A série também quero ver se a vejo, agora que li o livro.

      Não sei se já leste, mas para mim é um excelente livro de FC, muito bom mesmo é o livro "A Oeste do Éden" de Harri Harrison. Aconselho-te, está a preço muito bom na Wook e quem sabe na feira do livro. Eu comentei, é procurares aí na barrinha do lado dos autores :)

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Caminhante :D

    Já vi que finalmente trilhaste os caminhos de Duna, não fosses tu uma exploradora de universos e pelo que vejo gostaste do livro. Pessoalmente na altura que o li fiquei maravilhado e foi a minha porta de entrada para querer ler mais e mais de FC, dai por exemplo ter investido em Gene Wolfe, entre outros claro.

    Verdade que desde ai já li mais umas coisas e sim a Oeste do Éden é sem duvida outro livro muito bem e mais barato ehehe, mas são diferentes, um mais Fantasia, em Duna há problemas que ainda hoje são bem reais.

    Grande comentário, mais um a minha sorte é que este já li :D

    Tenho o Messias de Duna, caso queiras ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Fiacha
      Sim já era tempo de trilhar esses caminhos e obrigada mas o Messias também anda lá em casa :) irei ler até para ver quais os caminhos do Paul Atreides.
      Mas não há comparação nenhuma entre Herbert e Gene Wolfe, este é muitissimo melhor
      aquele mundo louco dele e os personagens são fabulosos
      Ainda vou ter de o ler todos outra vez :P
      obrigada por teres gostado do comentário
      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. wow agora é que vi o que escrevi :) anda o Messias a passear lá por casa eh eh

      Eliminar
    3. lol

      Cuidado com ele ehehe

      Então força que és capaz de gostar ainda mais do Messias e considero o Gene Wolfe uma escrita / enredo bem mais complexo de entender, quando releres é garantido que irás apanhar coisas novas que à primeira leitura nem reparaste, expeculo atenção :D

      Bjs

      Eliminar
    4. De certeza Fiacha, reler o Gene Wolfe vai-me dar um gozo grande, porque vou descobrir muito mais do que na 1ª leitura devido à sua complexidade quer de escrita, quer de enredo. Mas vale bem a pena.
      Irei ler o Messias, sem dúvida, mas não para já
      bjs

      Eliminar
  5. Um grande livro sem duvida nenhuma pequena o preconceito por vir rotulado de FC. Direi que são essas pessoas que perdem, mas infelizmente também afectam que gosta de FC.

    Fico contente que "A Oeste do Éden" de Harry Harrison te tenha marcado tanto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim uma excelente recomendação tua, o Harrison, da qual só agradeço, adorei o livro!
      Assim como os livros do Gene Wolfe, são geniais :)
      Mas este Duna, como referi no comentário, sendo um livro bastante bom, falta ali qualquer coisa para que me encha por completo.
      Gosto bastante de FC, muito embora um livro de FC que fale só de naves, guerras intergalacticas, conquistas e poder não me convence totalmente, tem de ter algo mais, daí ter gostado tanto dos que falei :)
      um abraço também para ti :)

      Eliminar
    2. Talvez então "O Messias de Duna" seja mais do teu agrado, e mais não digo ;)

      Eliminar
    3. Pois, já o folheei e parece-me que sim. Ele está cá em casa.
      Mas penso que o próximo de FC que vou ler vai ser "Bill o herói intergaláctico" do Harrison. Está ali à espera há tanto tempo..
      beijinhos

      Eliminar
    4. Pois o teu e o meu, mas com tanta coisa para ler e escrever muita vezes nem sei para onde me virar, mas tenho a certeza que também irei ler esse um dia.

      Eliminar
    5. como é que juntamos tanto para ler?? :P
      nunca vou conseguir responder a esta questão, eh eh pois cada vez a pilha aumenta mais

      Eliminar
    6. Quanto a ti não sei, mas no meu caso é definitivamente um caso de "mais olhos que barriga" ;)

      Eliminar