sábado, 1 de março de 2014

Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade - Carina Portugal




Sinopse

Em pleno séc. XVI, a Inquisição lavra as terras de Inglaterra. Numa aldeia remota, um inocente amarrado à fogueira amaldiçoa todos aqueles que o condenaram à morte. As suas palavras acordam os espíritos da Natureza, e as gémeas Alaina e Leanora pressentem-no. Contudo, o que poderão fazer duas curandeiras para os deter? Além disso, ambas escondem um segredo que as poderá matar ‒ o seu próprio amor.










Desta autora, já tinha lido um pequeno conto Triste e Leda Madrugada no Fantasy&Co há uns tempos atrás, e sempre pensei ler mais, mas a oportunidade só surgiu agora numa leitura conjunta.
Uma coisa, desde já deve ser dita, para que não suscite dúvidas no resto do meu comentário. A autora escreve bem, apresentando uma escrita bastante cuidada em termos gramaticais e bastante fluída. Nada de pretensiosismos, nem de excessiva adjectivação, o que na maioria dos trabalhos dos novos escritores que têm surgido, não acontece.

A história não apresenta nada de novo, o tema é já conhecido, pois são inúmeras as obras históricas ou de ficção que retratam e apresentam este período da história do povo. A perseguição a quem  era acusado de praticar actos de bruxaria ou seguidor de outro tipo de crenças, que não as instituídas pelo poder (normalmente a religião católica), foi durante muitos anos uma prática assumida em muitos países, sobretudo na Europa. Em todo o caso, a história das duas irmãs está bem desenvolvida e interessante com um final muito bem atingido.

No entanto há um conjunto de pormenores que não consigo deixar de os apontar, no sentido de uma critica mais construtiva e não num sentido depreciativo do conto.

Um deles prende-se com o espaço temporal em que decorre a história.Toda a acção passa-se em 6 dias, e nesses dias acontece tanta coisa e com tanta intensidade que me parece completamente forçado. O bebé que perde os pais num fogo, salvando-se miraculosamente, no dia seguinte está feliz e contente na feira (eu sei que os bebés têm um poder muito grande de adaptação às novas realidades, mas...), por outro lado o "irmão" carinhoso passa a .... (não quero spoilar) no mesmo período de tempo, sendo que em metade desses dias consegue pensar na ideia, prepará-la e agir.

As duas irmãs são muito mais do que simples curandeiras, pois no desenvolvimento da história e mesmo no final, elas são capazes de feitos extraordinários, demonstrativos do poder que têm e que conseguem conjurar, mas neste caso porque elas surgem como mulheres tão frágeis, tão inseguras? Pelo menos a mim é esta a sensação que me transmitiram durante todo o conto.

Até pela relação que têm entre elas, que a mim não me chocou, por tudo aquilo que encerram dentro de si e que culmina no desenlace final, elas deveriam ser mulheres fortes, maduras, capazes de dobrar os céus a seu favor.

De qualquer forma, lê-se muito bem e irei certamente ler mais contos da Carina.

Para quem quiser ler este conto, porque vale a pena,  pode encontrá-lo aqui:

https://www.smashwords.com/profile/view/letoofthecrows

10 comentários:

  1. Olá São,

    Muito obrigada pela opinião, vou ter em conta tudo o que apontaste, e concordo com algumas coisas. Gostava só de esclarecer que o conto não é propriamente sobre a Inquisição em si, não como tema principal. O conto foi originalmente escrito para um projecto chamado "A Fantástica Literatura Queer", onde os temas dos contos se focavam na diversidade sexual (homo/trans/bi...), e esse é o tema principal, o amor entre as duas personagens principais.

    Quanto à fragilidade delas, elas não tinham propriamente poderes mágicos. O que elas tinham era uma forte empatia com o mundo sobrenatural. Ou seja, elas pediam um favor, os espíritos ouviam, mas não havia garantia de que seguissem a sugestão. Da sua forma própria eram frágeis, como a maioria das mulheres que vivem num mundo dominado por homens.

    No que diz respeito ao decorrer da acção, foi um bocado rápida, de facto. Confesso que 6 dias para tecer um plano talvez tenha sido rápido, apesar de muitas vezes as pessoas tomarem decisões precipitadas de um momento para o outro. Quanto ao bebé, sou como o Shrek: eles choram e fazem cocó, fazem cocó e choram... ou seja, não percebo nada de bebés xD

    Beijinhos e boas leituras,
    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina, é um prazer ter-te aqui a comentar :)
      A minha resposta é igual à que dei no Cantinho do Fiacha
      de facto relativamente à primeira questão que referes, não sabia e não percebi que o tema do conto fosse a diversidade sexual, assim sendo talvez devia ter sido mais focada a relação delas. Se calhar algumas pessoas não concordarão comigo, mas para mim essa parte passou um pouco ao lado. Não me chocou, mas também não teve um impacto que me desse a entender que fosse esse o tema central.
      Relativamente à fragilidade delas, são opiniões mesmo assim eu continuo a achar que elas deveriam ter uma personalidade mais forte. Os espíritos sabem escolher e aquele final tem muito que se diga (está muito bom) para personalidades frágeis.
      Discordo de ti, quando afirmas que a maioria das mulheres são frágeis num mundo dominado por homens, elas poderão não ter lugar nesse mundo tão facilmente, mas podem ser muito fortes, pois são elas que suportam e sustentam toda a vida que está por detrás desses homens.
      opiniões :)
      Percebi que não estamos a falar de mulheres frágeis no sentido de flores de estufa, como referiste em comentário. Mas na minha opinião, havia nesse tempo mulheres bastante fortes em termos de personalidade, apenas não o podiam demonstrar.
      Mas espero que entendas os meus comentários numa perspectiva construtiva, nada mais do que isso.
      Irei continuar a ler os teus contos :)
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Claro que entendo e compreendo, não levei nada a mal. Muito obrigada, São :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Viva São,

    Antes demais obrigado pela participação na leitura conjunta e gostei do teu comentário, mito certo e acima de tudo construtivo, muito bem :)

    E agora a ver se pois a do Manuel Alves em dia :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Uma leitura muito agradável que tive pena de só conseguir começar depois de vocês terem acabado, mas "mais vale tarde do que nunca"
      Ainda vos apanho :) com a leitura do Manuel
      Já comecei a ler
      bjs e boas leituras também para ti

      Eliminar
  3. Esta é uma das razões por que gosto de ler as (boas) opiniões de outras pessoas: dão-me um nova perspectivas. E assim é com a tua opinião, fez-me pensar sobre a minha opinião. Em parte tenho de a rever, mas não tanto que modifique o que escrevi antes. Gostei das explicações da Carina, mas espero que ela utilize o que aqui foi dito quando voltar a escrever, pois como a São diz acima de tudo é uma opinião construtiva.

    Uma abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marco
      De facto a partilha de opiniões é sempre boa, acaba por nos alertar para algumas vertentes que podemos não ver ou não serem tão relevantes para uns como para os outros,
      A leitura de cada livro / conto é sempre muito pessoal, isto é o que me diz determinado texto, pode não significar o mesmo para outro, pelo que esta partilha pode ajudar-nos a entender melhor uma obra.
      mas isto é a minha opinião claro
      um abraço para ti também

      Eliminar
  4. Não podia concordar mais com o Marco, aqui está uma boa opinião, que em tudo favorece o trabalho da autora; quanto mais não seja, construtivamente :) Mas eu gostei mesmo muito do conto... fosse passado em 6 dias, independentemente da personalidade das meninas... Gostei muito :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia
      Ainda bem que gostaste porque o conto tem uma história gira e bem conseguida enquanto história. E todos nós lemos conforme o que somos (já o referi atrás,na resposta ao Marco), acabamos por ver perspectivas diferentes e isso é salutar. :)
      O meu problema, se é que é problema :), é que ultimamente dei em dissecar contos para ler o seu esqueleto e desta forma preparar melhor as minhas sessões, para além de desde sempre o meu género favorito de leitura sejam os contos (mas isso já vocês todos sabem) e desta forma tenha comentado como o fiz. :)
      beijinhos

      Eliminar