domingo, 17 de novembro de 2013

Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo de Haruki Murakami


Sinopse

Em 1982, ao mesmo tempo que abandonava o lugar à frente dos destinos do clube de jazz e que tomava a decisão de se dedicar à escrita, Haruki Murakami começava a correr. No ano seguinte, abalançou-se a percorrer sozinho o trajecto que separa Atenas da cidade de Maratona. 
Depois de participar em dezenas de provas de longa distância e em triatlos, o romancista reflecte neste livro sobre o que significa para ele correr e como a corrida se reflectiu na sua maneira de escrever. Os treinos diários, a sua paixão pela música, a consciência da passagem do tempo (lembram-se desse poema urbano chamado Afterdark – Os Passageiros da Noite?), os lugares por onde viaja acompanham-no ao longo de um relato em que escrever e correr se traduzem numa forma de estar na vida.
Diário, ensaio autobiográfico, elogio da corrida, de tudo um pouco podemos encontrar aqui. Haruki Murakami abre o livro das confidências (e a sua alma) e dá a ler aos seus fiéis leitores uma meditação luminosa sobre esse ser bípede em permanente busca de verdade que é o homem.


Tenho a certeza de que já referi por várias vezes que Haruki Murakami caminha claramente para se tornar num dos meus escritores favoritos. Sem querer repetir-me sucessivamente, o certo é que a cada livro que leio deste autor, mais este facto se acentua. 

Neste livro, autobiográfico , Murakami revela-se perante os seus leitores. No seu estilo muito próprio ele descreve-nos as razões que o levaram, a partir de 1982, a tornar-se um corredor de fundo e começar a correr sistematicamente uma hora por dia, (em média 10km /dia, 60 Km/semana, 260km/mês). Participa numa maratona por ano, em vários locais pelo mundo, e mais tarde tornou-se adepto do triatlo.

O que é para ele a corrida? O que pensa enquanto corre? São algumas das questões que lhe colocam e sobre as quais ele reflecte e partilha com os seus leitores.

“Vendo bem, em que penso eu, exactamente, enquanto corro? Para dizer a verdade, não tenho a mínima ideia.
Corro, só isso. Corro no vazio. Dito de outro modo: corro para atingir o vazio. No entanto, há sempre um pensamento ou outro que acaba por se introduzir nesse vazio. O espírito humano não pode ser um vazio completo. As emoções dos homens não se revelam suficientemente fortes ou consistentes, ao ponto de albergarem o vazio. Quero com isto dizer que os pensamentos e ideias que invadem o meu espírito enquanto corro permanecem subordinados a esse espaço oco. Na medida em que lhes falta conteúdo, mais não são do que pensamentos ao correr da pena que têm como eixo a natureza do próprio vazio.

As coisas que me vêm à cabeça enquanto corro são como nuvens no céu. Nuvens das mais diferentes formas e de diferentes tamanhos, que vão e vêm enquanto o céu permanece o mesmo de sempre. As nuvens não passam de convidados. Aproximam-se a passo, para depois se afastarem e desaparecerem no horizonte. Fica apenas o céu. Existe, ao mesmo tempo que não existe, o céu. Tem substância e ao mesmo tempo não tem. E nós limitamo-nos a aceitar a existência desse recipiente incomensurável tal como ele é e deixamo-nos envolver por ele.
….
Enquanto corro, vou dizendo a mim mesmo para pensar num rio. Pensa nas nuvens, digo. Mas no fundo não estou a pensar em nada de concreto. Continuo, pura e simplesmente, a correr nesse confortável vazio que me é tão familiar, no interior do meu nostálgico silêncio. E isso é qualquer coisa de profundamente maravilhoso. Digam o que disserem.”

Paralelamente às suas descrições e dissertações sobre a corrida, Murakami numa linguagem muito directa, vai divagando sem rodeios. Fala-nos na sua vida, nas suas opções enquanto ser humano, como e porquê começou a escrever e como a escrita se tornou fundamental para a sua vida, dos seus sentimentos, da sua maneira de ser e de pensar e de que forma as suas atitudes afectam os seus romances.

Página a página, num ritmo sempre cativante, o leitor vai conhecendo um pouco mais do homem que está por detrás do escritor. O que sente enquanto corre, o que sente quando escreve e o que sente enquanto pessoa.

“Vejo este livro como uma espécie de memórias. Seria exagerado dizer que se trata das minhas memórias pessoais, mas, ao mesmo tempo, também não posso, em boa verdade, colar o rótulo de ensaio. Volto a repetir o que escrevi no prólogo. Através do acto da escrita, tive a intenção de ordenar os meus pensamentos, à minha maneira, e descobrir de que forma vivi durante os últimos vinte e cinco anos, como escritor e como ser humano igual aos outros. Quando se discute os critérios que estabelecem até que ponto o romancista se deve cingir ao romance e quanto deverá revelar da sua verdadeira voz, as opiniões variam de individuo para individuo, não podemos cair em generalizações. Ao escrever este livro, tinha esperança de ser capaz de descobrir qual é, no meu caso, esse padrão. Não tenho confiança suficiente para dizer se fiz (ou não) um bom trabalho, mas, assim que acabei de o escrever, posso dizer-vos que soube o que era libertar-me do peso que carregara aos ombros durante bastante tempo. “

Um livro diferente, mas muito bom. Um conjunto de opiniões sobre a importância da escrita e conselhos a quem procura ingressar nesta tarefa árdua e emocionante que é criar uma história e deixá-la correr pelo papel como um rio que corre pelas montanhas até desaguar no mar.

5 comentários:

  1. Olá amiga,

    Bem está visto que quanto mais vais lendo livros do escritor, mas caminha para o topo do teu escritor favorito e segundo percebo neste livro ainda o ficas a conhecer um pouco melhor, sendo que origine que o admires mais.

    Há escritores que não sabem escrever mal e este é um deles ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade o que dizes, admiro-o como escritor e também como pessoa.
      Pelo que li na internet, é uma pessoa extremamente humilde e que não gosta de se mostrar. Aparece em publico pouquíssimas vezes e vive como um qualquer cidadão comum.
      Há uma história divertida que ele conta (vi numa entrevista) em que certo dia quando foi renovar a carta de condução, o senhor que o atendeu perguntou-lhe o nome e ele respondeu : Haruki Murakami. Aí o senhor respondeu-lhe: que engraçado, tem o nome igual ao do escritor. HM sorriu e concordou com ele.
      Uma pessoa simples que escreve muito bem :)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Ois miga,

      Realmente um excelente exemplo da sua humildade.

      A ver se para o ano que vem volto a ler um livro dele, isto claro se arranjar :D

      Bjs

      Eliminar
  2. olá :)

    Bem sei, é um grande escritor . Sem ter tocado nas folhas das suas obras, bem o sei :) é uma enorme falta minha ainda não ter lido nenhum dos seus livros, atitude a mudar muito em breve :)
    Não há mais a dizer senão que, espero que seja uma leitura que deixa uma marca muito positiva ^_^
    Boas leituras...beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida amiga. Uma escrita simples, despretensiosa, mas com um encanto muito próprio. Uma dose de loucura em quase todas as suas obras, que não se reflecte neste pois é mais um livro de reflexões, de auto-analise.
      A mim aconselharam-me a começar pelo Sputnik, meu amor. é uma boa opção para começar, pois dá para perceber a sua escrita e o género muito próprio do autor.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar