domingo, 24 de novembro de 2013

Em Busca do Carneiro Selvagem de Haruki Murakami


Sinopse:


"Ambientado numa atmosfera japonesa, mas com um pé no noir americano, Murakami tece uma história detectivesca onde a realidade é palpável, dura e fria, e seria a verdade de qualquer um, não fosse um leve pormenor: é uma realidade absolutamente fantástica. Um publicitário divorciado, que tem um caso com uma rapariga de orelhas fascinantes, vê-se envolvido, graças a uma fotografia publicitária, numa trama inesperada: alguém quer que ele encontre um carneiro! Mas não é um carneiro qualquer. É um animal que pode mudar o rumo da história. Um carneiro sobrenatural… 
Murakami dá a esta estranha história um tom que só um oriental pode imprimir a uma crença, fazendo-a figurar como um facto da realidade. Coloca, de uma forma genial, a fantasia na aridez do mundo real."


Este foi o terceiro livro de Haruki Murakami que li. Segundo algumas das criticas um dos mais fracos do autor. Na minha opinião, não causou tanto impacto como os anteriores (Suptnik, meu amor e Kafka á beira-mar) é verdade, mas de todos foi aquele que me deixou mais pensativa.

O livro é uma procura do princípio ao fim e que culmina, como todos os livros do autor, de uma forma surpreendente, que pelas razões obvias não poderei revelar. Tem a mesma escrita doce que me cativa, as personagens fantásticas e misteriosas, o gato que não podia faltar, o bar, a música e a magia própria de Murakami que vai surgindo nos diálogos, no percurso do narrador e nos acontecimentos estranhos, sobretudo na parte final do livro.

Como já referi anteriormente, este livro deixou-me a pensar na vida, na ambição pelo poder e o que este pode influenciar o ser humano. De facto de que forma é que o poder pode alterar por completo o ser humano, de forma a que este passe os dias da vida à sua procura e viva obcecado por isso. Quando se obtém esse poder sobre os outros e sobre a vida as transformações podem ser enormes e este individuo pode tornar-se irreconhecível, sendo que, quando se perde, este poder deixa um rasto amargo que provoca uma destruição aos poucos do que resta do ser humano. 

Somos seres humanos e cada um de nós é especial, na nossa maneira de ser, naquilo que queremos da vida, nas nossas recordações e amizades. Há algo que nos une e que prevalece nas amizades que criamos. Haruki marca este facto muito claramente neste livro, a amizade é algo muito forte que prevalece acima de tudo, até mesmo para lá da morte e é ela que acaba por vencer. 

O que me fascina neste autor é de facto de ele ser tão humano, ele joga de uma forma magistral com os sentimentos humanos, aqueles com que nos deparamos na nossa vida. Ele pega nestes sentimentos e através de imagens e situações fantásticas, acaba por nos envolver por completo.

Não sei se outras pessoas entenderão este livro da mesma forma que eu o senti. Mas deixo-vos a minha opinião, com uma certeza inabalável, para mim, este escritor, foi a grande revelação de 2012. Felizmente já tenho mais livros dele para ler!

Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 374
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724617152

6 comentários:

  1. Olá,

    Já não sei o que dizer em relação aos teus comentários em relação aos livros do escritor, tal a forma como os descreves. Realmente está mais que provado que o poder transforma o homem, inevitável :)

    Apenas dizer que tenho mesmo que ler mais livros do escritor.

    Parabéns pelo comentário, excelente como sempre ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Fiacha :)
      este comentário é do ano passado, achei que devia partilhar aqueles livros que li há mais tempo, nos intervalos dos lidos este ano.
      Já sabes se quiseres mais algum, é só dizeres... :)
      o que eu gosto, para além da própria escrita, deste autor, é que ele acaba por , no meio das suas "loucuras" literárias, mostrar uma (ou mais) faceta do ser humano e desenvolve-la muito bem.
      De todos os que li este é o mais fraco, mas mesmo assim, muito bom :)
      Obrigada pela visita e pelas tuas palavras

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,

    Eu é que agradeço o lembrares-me que este escritor tem excelentes livros :)

    E obrigado pela disponibilidade de emprestares os seus livros ;)

    Bjs e enquanto tiveres paciência para me aturares cá andarei eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. paciência?
      eu é que agradeço as tuas visitas, são sempre bons momentos :)
      bjs

      Eliminar
  3. Olá caminhante.
    Vê-se claramente que gostas deste escritor. a avaliar pelo teu comentário dá vontade de arriscar. Mas acho que não tenho estofo suficiente. Este "tema" também não é lá muito interessante. A procura de um carneiro sobrenatural é um pouco estranho. rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa
      não tens estofo suficiente??!! Como assim? Não é preciso estofo para ler Haruki :)
      Eu adoro este autor, entre claramente nos meus favoritos e lê-se muito bem, porque a sua escrita é muito simples e cativante. Por detrás das suas palavras simples e sempre com um toque ligeiramente humoristico, existe algo que o escritor pretende passar, algo a ver com sentimentos humanos e com as nossas procuras, mas é subtil.
      Experimenta .) podes não começar por este., por exemplo aconselho-te o "Impedioso Pais das Maravilhas e o fim do mundo", está comentado aqui no blog também ou Sputnik meu amor, um livro mais ligeiro :)
      beijinhos e obrigada pela visita

      Eliminar