terça-feira, 3 de setembro de 2013

Quem é Shaun Tan ?





Nasceu em Fremantle, Austrália ocidental, em 1974 e desde muito cedo, na infância, que o seu mundo foi invadido por lápis e tintas devido á profissão do pai (arquitecto). No entanto era a sua mãe que lhe contava histórias que se tornaram mais tarde referências no seu trabalho de ilustrador / escritor, nomeadamente a obra de Orwell e na adolescência Ray Bradbury. 

Desde pequeno que se distinguia, na escola, pelos seus desenhos originais sobre dinossauros, robots e naves espaciais. Aos 16 anos, Tan publica a sua primeira ilustração na revista australiana Aurealis (1990). Um pouco indeciso, dado o seu enorme gosto por biotecnologia, acabou por se formar em Artes Plásticas e Literatura Inglesa na Universidade da Austrália Ocidental.

O desenho e a pintura levaram-no a enveredar pelo caminho da ilustração e é actualmente um conceituado ilustrador e autor de livros, considerados infantis, e de ficção especulativa. 

Inicialmente os seus desenhos eram, essencialmente a preto e branco, uma vez que as reproduções também o eram. No entanto os materiais utilizados eram diversos: canetas, tintas, carvão, fotocópias entre outros.


Actualmente Shaun Tan, inicia os seus trabalhos com uma base monocromática, normalmente utiliza um lápis de grafite para fazer esboços que são reproduzidos várias vezes, com diferentes versões, adicionando ou removendo partes. Utiliza muito a técnica de recorte e termina as suas obras utilizando outro tipo de materiais e técnicas variadas – pintura a óleo e tinta acrílica, guache, grafite, canetas hidrocor, colagem e outras.

Iniciou a sua carreira como ilustrador de revistas de Ficção Cientifica e mais tarde enveredou pelo mundo da literatura infantil. 


Shaun considera-se como “um tradutor de ideias” , sendo que as ilustrações “são o principal texto” dos seus livros. A pesquisa é fundamental, e constitui um alicerce importante na sua obra:, refere que “As boas ideias não aparecem, você precisa procurá-las”. Entre suas principais referências estão os artistas Edward Hopper, Smart Jeffrey e Hieronymus Bosch.

Hoje, com onze títulos publicados e muitos prémios no currículo, tornou-se mundialmente conhecido por seu estilo narrativo inconfundível e pela versatilidade de seu traço. 


Em 2010, Shaun Tan foi o artista convidado de honra da 68º Convenção Mundial de Ficção Científica, realizada em Melbourne, na Austrália.

Pela sua contribuição na literatura infantil e juvenil internacional Tan ganhou em 2011 o Prémio Astrid Lindgren Memorial do Conselho de Artes Sueco, o maior prémio a nível da literatura infantil




A partir do seu livro The Lost Thing (A coisa perdida), realizou em parceria com Andrew Ruhemann a curta-metragem de animação que foi vencedora do Óscar desta categoria de 2011.


Actualmente vive em Melbourne.

Grande parte das suas histórias são classificadas de infanto /juvenis, no entanto isto não significa que a sua obra esteja destinada somente a este público. A fronteira entre esta literatura infanto-juvenil e a literatura adulta é muito ténue, pois o próprio adulto poder-se-á deslumbrar com as suas fantásticas ilustrações , bem como com os textos simples que nos tocam interiormente. Por vezes Shaun Tan envereda pela literatura fantástica, criando lugares secretos e seres que mais parecem provenientes de galáxias distantes.




7 comentários:

  1. Ai São,
    você deve saber q adoro imagens, e adorei o primeiro desenho, será q posso postá-lo no meu blog? :P Parabéns ao autor, que sem dúvida é muito talentoso, e gosto muito de imagens em preto e branco!!! Vou fazer mais um pedido, será q ele não poderia fazer um desenho de uma paisagem com carvão?

    Aguardo resposta, bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda, os desenhos que coloquei aqui, são retirados da internet, penso que poderás colocar no teu blog, desde que faças referência ao autor.
      Quanto é tua segunda pergunta, não faço ideia, eu apenas presto aqui uma pequena homenagem a um autor do qual gosto bastante. Mas se procurares verás que existem bastantes desenhos dele.
      Obrigada pela visita :D

      Eliminar
  2. Li o seu livro "Contos dos Subúrbios" e adorei, quer a escrita quer as ilustrações, e claro a junção das duas. É um autor muito bom é um nome ao qual passarei a estar (bastante) atento. Gostei do teu texto especialmente do ultimo paragrafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já li "Contos dos Subúrbios" e gostei muito, bem como todos os outros dele. São fantásticos.
      Tentei fazer um texto mais informativo, sem emitir opiniões pessoais sobre o autor. No entanto não resisti a fazê-lo um pouco no final :)

      Eliminar
  3. Olá amiga Caminhante,

    Gostei do que li, continua....Muito talentoso sem duvida a ver se experimento, deixo ao teu critério o livro que devo ler :D

    Estou a ficar deverás curioso :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Os que vou comentar, tenho-os todos menos um que é da Ana.
      Depois de veres os comentários podes decidir qual queres ler ou "ler" :D e combinamos
      Bjs e boa leitura na companhia dos unicórnios, eh eh (tem cuidado com a sombra)

      Eliminar
  4. Ai a maldita sombra anda a dar cabo disto tudo, o Muraki, isto é os seus livros são mesmo estranhos :D

    Bem fico a aguardar então :D

    ResponderEliminar