Sinopse
Contos dos Subúrbios é uma antologia de 15 contos ilustrados. Cada conto é sobre um estranho evento que ocorre no mundo normal suburbano: a visita de um estudante estrangeiro que é na verdade um extraterrestre, a descoberta de uma criatura marinha no jardim fronteiro de uma casa, um novo quarto recheado de mistérios numa casa de família, uma máquina sinistra instalada num parque ou um búfalo sábio que vive num lote vazio, são alguns dos pormenores incríveis destas histórias que crescem e ganham vida própria numa escrita subtil e em ilustrações deliciosas que leitores de todas as idades irão adorar.
Contos dos Subúrbios foi lançado, em Portugal, pela Contraponto em Abril de 2011. Este livro foi o vencedor do Indie Award, do World Fantasy Award e do melhor livro do Festival de Angoulême.
Como a sinopse já refere, é composto por 15 pequenas histórias que nos envolvem fortemente. São questões aparentemente triviais, do mundo real, mas onde a magia, e o sobrenatural coexistem no dia a dia, transportando-nos para situações verdadeiramente assombrosas.
Como o autor já nos acostumou, as imagens são o resultado de inúmeras técnicas que passam do carvão à tinta, dos lápis de cor ao gesso, passando pela esferográfica, pela aguarela e pelo acrílico, dos recortes e colagens, que no seu conjunto transmitem-nos uma componente visual extremamente forte. A alternância dos grafismos, das formas e dos traços, bem como a utilização das cores ou simplesmente do preto e branco permitem que o leitor se perca nas paisagens retratadas, ou nas pequenas situações do quotidiano.
A imagem é, mais uma vez, a presença forte deste livro. No entanto os textos, numa linguagem simples, completam de uma forma natural e muito bem articulada, toda a “força” que a imagem pretende transmitir aos leitores. É a conjugação entre texto e imagem, que faz com que nos identifiquemos com estes pequenos locais comuns, onde decorrem as várias acções e que, paralelamente nos deixemos envolver pela magia que surge escondida entre as coisas aparentemente mais normais.
O resultado são histórias fascinantes que nos deliciam, que nos deixam um sorriso nos lábios ou uma emoção profunda.
Para finalizar esta semana dedicada a Shaun Tan, resta-me ter a esperança de que vos tenha incentivado a conhecer a obra deste fantástico ilustrador / escritor para o qual o principal desafio dos seus livros é "aprender a olhar".
Espero pois que "olhem" para o mundo e vejam tanta coisa bela, que nos passa, por vezes, completamente desapercebida.
Até à próxima ....
“Para mim, o ideal é ter a capacidade de olhar para as coisas como uma criança, mas com a sabedoria de um adulto. Conseguir atingir isso é chegar a um estado perfeito de iluminação.”
Shaun Tan
Ois,
ResponderEliminarBem antes demais o meu obrigado por nos dares a conhecer este escritor, sem duvida alguma que quero experimentar, deixo ao teu critério (se não te importares claro) de escolher por qual ler primeiro, parece-me que este livro de contos e com estes belas ilustrações seria uma boa aposta, mas nada como ouvir a especialista :D
Parabéns pelo trabalho realizado ;)
Bjs
Obrigado :)
EliminarAcho bem que os leias, são muito bons, não me canso de o dizer. e posso levar-tos da próxima vez que nos encontrarmos.
Tenho todos menos "Os emigrantes". Mas existe cá em casa a versão inglesa "Arrival". Como a história não tem uma única palavra, não faz diferença ser inglês para ti.
A árvore vermelha e A coisa perdida são pequenos, mas tem muita imagem. Este dos contos tem mais história e claro que as imagens são muito boas.
Bjs
Faz muito tempo que não leio um livro de contos, mas quero me arriscar neste mundo novamente. Gostei deste livro, vou analisar melhor.
ResponderEliminarEstou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
Abraços
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/
Olá, bem vindo :)
EliminarEste livro de contos é muito bom. Não tanto pelos contos em si, enquanto escrita, mas pela conjunção das imagens e texto.
Tenho vários comentários sobre livros de contos e mesmo contos individualmente. é um género literário do qual gosto muito.
Aparece sempre que queiras
:) retribuirei a visita
Boas leituras
Olá Caminhante,
ResponderEliminaras ilustrações são lindas! Excelente =)
Beijinhos e boas leituras!
Olá Maria
EliminarNão sei se conhecias este autor / ilustrador. Mas caso não o conheças, deverás ver os seus trabalhos. São muito bons e para quem gosta de desenhar como tu, ainda é uma razão acrescida.
Pesquisa e lê os seus livros se puderes, irás gostar certamente
Beijinhos e boas leituras
Olá Caminhante,
ResponderEliminartens um selo no meu blogue.
Vou tomar a tua sugestão em conta e vou procurar os livros; fiquei curiosa.
Bjs e boas leituras!
Fazes bem :)
EliminarObrigado pelo selo, vou lá ver :)
Bjs