sábado, 7 de setembro de 2013

A Árvore Vermelha de Shaun Tan







"Quem já não acordou algum dia

com a certeza de que tudo vai mal

e não há nada a fazer?

Quem já não se sentiu

como um peixe fora d'água

em um mundo pra lá de estranho?"









A Árvore Vermelha é um livro que se encontra classificado como sendo um livro para crianças. No entanto é um livro bastante diferente do contexto que os livros infantis, na sua maioria, transmitem aos nossos pequenos leitores. Quase todos eles, não passam sem uma “lição pedagógica”, ou sem uma “moral da história” , ou mesmo sem as ideias preconcebidas e estipuladas daquilo que os livros de criança devem conter.







Shaun Tan não se preocupou com estas “teorias”. Todos os seus livros acabam por ser englobados nesta classificação, mas o autor preocupa-se mais em transmitir sentimentos. 

Sentimentos que passam por uma melancolia, uma tristeza de que algo não está bem, ou de que nos falta alguma coisa, ao mesmo tempo que a esperança surge de uma forma ténue e que vai crescendo suavemente ao longo dos livros. Se queremos que os nossos jovens leitores sejam pessoas saudáveis e emocionalmente estáveis, então eles devem desde cedo ter contacto com estes sentimentos, estas realidades disfarçadas em histórias e poesia.




A Árvore Vermelha é uma poesia em grande formato. As imagens grandes e extremamente marcantes acentuam as poucas palavras que existem em cada página. O mundo surge triste e agonizante, no qual a protagonista se sente perdida, desanimada e só, mas que de repente ela descobre, mesmo ali á sua frente, um sinal, uma pequena luz, a esperança de que precisa para vencer todo o desânimo e toda a tristeza.





Quantos de nós, adultos não nos sentimos assim, em certos (ou muitos) dias….

"Por vezes, o dia começa sem expectativas e as coisas vão de mal a pior. A tristeza apodera-se de ti, ninguém te compreende





O mundo é uma máquina insensível sem lógica nem sentido

Por vezes tu esperas, e esperas, e esperas, e esperas, e esperas, e esperas, e esperas mas nada acontece… "







Neste livro, Shaun Tan explora outras técnicas, as imagens a óleo e colagens, são grandes, marcantes (como já referi anteriormente, peço desculpa pela repetição, mas esta é propositada), intensas, cujo objectivo é causar impacto. O texto é simples e sem pontuações, mas poético, explorando as emoções que transpiram nas imagens.









É um excelente livro, que a todos, crianças e adultos, permite descobrir o valor da solidão, da incompreensão, onde tudo se “agiganta”, mas que ao mesmo tempo nos ensina a acreditar na importância da esperança.




6 comentários:

  1. Aos poucos vou-me apaixonando por estas leituras ainda antes de as conhecer. Muitos têm sido os elogios feitos a este fantástico e completo escritor e de facto, há uma maravilha em tudo isto, esta curiosidade, esta afeição. E se há que possa resumir tudo isto, uma frase do comentário reproduzo: "estas realidades disfarçadas em histórias e poesia". Não é o que procuramos? nós leitores procuramos a realidade, delas, disfarçadas em todas histórias e poesia, e de facto, são elas o nosso suporte. Ver, ouvir e sentir a realidade já não chega, é preciso que ela seja registada com tantas outras fantasias...fantasias de sonhos, de vivências vividas e outras por viver. Um encanto posso dizer...conhecer a realidade através da escrita, é de facto um encanto, e aqui, eu encontro um tesouro...Guardo com carinho esta futura leitura. Obrigado A Caminhante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah..já me esquecia...adoro as ilustrações, além de mágicas, sobretudo ternas na mensagem que quer reproduzir, são imagens de uma inteligência metafórica. Brilhantes e muito criativas...excelente escolha.

      Eliminar
    2. De facto, Carla, as imagens são muito marcantes quer em termos visuais, quer em termos psicológicos. A escrita ´´e simples como já referi, mas no conjunto, o resultado é sempre algo mágico e terno.
      Tens de ler, vais gostar de certeza destes livros.
      São para as crianças que há em nós, temos sempre de as mimar :P

      Eliminar
  2. Olá,

    Bem as ilustrações é de se lhe tirar o chapéu, cheias de significado, magia, muito bem estou a ver que tenho que ir buscar a criança que há em mim e ler estes livros :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sim Fiacha, não podemos deixar a nossa criança muito tempo abandonada :) e estes são um belo pretexto para o fazer.
    Como já referi noutro post posso emprestar-te :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi
    Li o livro hoje. Senti uma mensagem fortemente marcante misturando tristeza, tédio, melancolia e até mesmo a depressão. Enfim, despertou uma explosão de sentimentos relacionando as fases infantil,adulta e também a idosa.
    Senti a necessidade explicativa para uma melhor compreensão. E o que mais aguçou a curiosidade foi a escolha da cor da árvore que é bastante sugestivo. Mas, o que será que representa para o autor?
    Bom tarde!!!!
    (Viviamor80@yahoo.com.br)

    ResponderEliminar