sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A linha recta do Corvo de Manuel Alves


Sinopse:


Lince teria uma vida relativamente despreocupada se não fosse a pequena questão de ser perseguido por assassinos, e tudo só porque chateou certas pessoas por ter testemunhado algo que não devia. Felizmente, os corvos avisavam Lince sempre que um assassino se aproximava. Infelizmente, os corvos não o ajudavam a escapar. Uma boa maneira de matar um assassino é tornar-se um assassino melhor. Pelo menos, foi o que Lince pensou. 


Confesso muito sinceramente que foi dos contos de Manuel Alves, o que menos gostei (dos que li até agora). No entanto, deixem-me referir que este meu primeiro comentário baseia-se apenas no meu gosto pessoal, sobre o tema do conto e nada mais. 


De resto, é mais um conto que mostra bem a versatilidade do autor, nos temas escolhidos e na excelente adequação dos estilos e linguagem escrita aos mesmos.

Recheado de uma certa dose de humor negro do início ao fim, bem como as expressões irónicas e sarcásticas que povoam os diálogos entre Lince e os seus opositores levam-nos a sorrir ao longo de todo o texto. Uma leitura fácil e agradável.

Ficam, no entanto, um conjunto de pontas soltas: o que terá levado a este “herói” do deserto ser tão perseguido pelos assassinos e se bem que o final parece claro , será que o sabemos mesmo?

É verdade que o facto de estas pontas ficarem misteriosamente escondidas, dão alguma graça e curiosidade que nos leva a ler com gosto todo o conto. Se tudo se conhecesse sobre este personagem e sobre o seu destino, não cativaria tanto, na minha opinião. É o tamanho certo , com a informação certa para o meu gosto, claro.

Resumindo, apesar de como referi, não ser um tema que me agrade particularmente, reconheço que está muito bem escrito, com uma mistura de ingredientes que o tornam interessante e divertido. Passei um bom momento, com a sua leitura.

Este conto pode ser encontrado gratuitamente, pelo menos até à data, em  https://www.smashwords.com/books/view/256021



7 comentários:

  1. Ora eu estou na outra ponta, foi um dos que mais gostei, muito por culpa do humor negro que eu tanto adoro (até ando a reler-lo). Compreendo que se fique curioso, eu também fiquei, mas como dizes até acaba por dar alguma graça e o facto de não sabermos tudo não é obrigatório para a compreensão do conto, alias quem sabe se saber mais não iria "estragar" a historia, mas tenho duvidadas que o Manuel Alves conseguisse fazer isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, poderia não estragar, no verdadeiro sentido da palavra, mas tirava algum interesse à história na minha opinião, porque ficaria tudo demasiado óbvio.

      Eliminar
  2. Só mais uma coisa é bom ver que apesar de não teres gostado do conto por ai e além tenhas reparado na qualidade da escrita, algo que muitas vezes é negligenciado, diz que não se gosta, mas não se diz que a escrita é bom ou má, por isso os meus parabéns ;)

    Se algum dia fizer isso "puxa-me" as orelhas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marco, tento sempre alhear-me do meu gosto pessoal e tentar ver uma obra pelo seu valor e comentá-la neste sentido. Nem sempre é fácil, mas tento sempre fazê-lo.
      Não me sinto obrigada a gostar de tudo o que os outros gostam, nem os outros têm de gostar do que eu gosto, Felizmente somos todos diferentes (e todos iguais!!) e podemos diversificar nos nossos gostos.
      Mas reconhecer o valor de algo é importante.
      Combinado quanto ao "puxão" de orelhas :D

      Eliminar
  3. Olá,

    Depois de já ter lido tantos comentários dos contos do Manuel, de inclusivamente ter adorado o que li dele, pergunto-me por vezes como é possivel ainda não ter lido amis nada.

    Penso que tenho que dedicar um mês só a alguns escritores nacionais, Afonso Cruz incluido, pois parece-me que ando a perder boas coisas.

    Este parece-me que me ia agradar, ou não tivesse corvos envolvidos :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Fiacha, parece-me que irás gostar bastante deste, tem tudo para gostares e vais ver que o lês num instante. Apenas vinte e poucas folhas bem divertidas e cheia de corvos, eh eh

      Concordo contigo : um mês dedicado a escritores portugueses era uma excelente ideia para ti e para muita gente :)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Ok bem que podias ter colocado o link *assobio*

    Sim e lia também o João Aguiar :D

    ResponderEliminar