quinta-feira, 7 de março de 2013

O Livro das Lendas – Selma Lagerlöf




Sinopse:
Nos seus livros de contos, onde se inclui O Livro das Lendas, Selma Lagerlöf frequentemente confunde a fronteira entre sonhos e realidade.
Este título publicado originalmente em 1908, é composto pelos seguintes contos: “A Lenda de uma Divida”, “A Rapariga do Brejo Grande”, “A Mina de Prata”, “A Lenda da Rosa do Natal”, “A Marcha nupcial”, ”O Violinista”, “Uma Lenda de Jerusalém”, “Porque durou tanto o Papa” e “O Balão”.



Selma Lagerlöf apresenta neste livro um conjunto de contos escritos de uma forma simples e natural, em que as lendas e o folclore das regiões suecas se misturam com a vida diária das personagens, de uma forma sublime.

São contos agradáveis de ler, escrita fácil mas cuidada que relatam a vida em Vermlândia, província sueca onde Selma Lagerlöf passou a sua infância. As personagens são bem construídas e muito bem enquadradas no meio rural do início do século XX, revelando um misto de crença religiosa que se interliga com as crendices populares de um mundo muito rural.

No entanto, todas as histórias têm por trás algo mágico, um ténue véu que abre as portas ao mundo fantástico, deixando-o entrar de mansinho.“E pensa em todas as velhas narradoras de contos que habitam nas cabanas cinzentas à entrada da floresta e que me contavam tantas histórias do Neck, dos feiticeiros e das virgens roubadas pelo Troll. Foram elas, sem dúvida, que me ensinaram a traduzir a poesia da dura montanha e da floresta escura” (Excerto do conto "A lenda de uma divida")

No prefácio da edição portuguesa (2012), Paulo Arinos refere o seguinte: “ O poder de sedução de Selma Lagerlöf não reside propriamente na descoberta e personalização desses impulsos eternos que escravizam os homens. Está, sim, na sua extraordinária intuição analítica. O homem moderno, na sua dolorosa complexidade, deixou de ser a encarnação específica desta ou daquela tendência. Produto de mil avatares, traz na vida obscura das células todos os compromissos imagináveis com as potências intermédias entre o bem e o mal. Disputado ao mesmo tempo por atavismos contraditórios, toda a sua tortura se resume na eterna oscilação entre os extremos que o solicitam e o tentam. É então que ele reclama a assistência dos espíritos superiores. Selma Lagerlöf, desvendando o mistério das grandes tendências e a cada uma dando uma realidade distinta, vem colocar o Homem diante de si próprio, não já no seu complexo intraduzível, mas nas peças fundamentais que formam o seu carácter  Daí o fascínio com que a grande escritora vem exercendo sobre gerações e gerações.”



6 comentários:

  1. Olá São ;)

    Bem realmente a forma simples mas objetiva como descreves o livro está excelente, sem duvida.

    Até fiquei bastante curioso, alias já tinhas efetuado um comentário a um conto e já ai tinha ficado muito interessado, sem duvida que devemos estar na presença de uma grande escritora e mesmo sendo um livro em capítulos, acabamos por ficar a conhecer um pouco mais sobre as lendas suecas, interessante :)

    Quem sabe um dia não venha a ler ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. olá Fiacha
    Obrigado pelo teu comentário.
    Se quiseres lê-lo um dia, sabes onde ele se encontra. A leitura como referi é simple e lê-se muito bem.
    Sei que ao contrário de mim não gostas muito de contos, mas podes escolher outro desta autora se tiveres curiosidade de a conhecer melhor. Eu também tenho um outro livro dela que é A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, falei nele num outro post.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Amiga Caminhante,

    Pelo seu comentário, interessei-me pelo livro q está lendo, e olha q eu não gosto muito de contos, vou ver se o encontro aqui no Brasil!!! :D
    Assim como o Fiacha, tb acho q deve ser interessante conhecer as lendas suecas, nunca li nada à respeito e gosto de inovar. Se eu encontrar tal livro aqui no Brasil, venho correndo te falar, certo? lol

    bjs e Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pelo teu comentário Amanda
      Eu gosto muito de contos e cada vez leio mais este género de livros.
      Agora certamente com a leitura conjunta, vais conhecer muito das terras nórdicas, os seus usos e costumes. Um livro muito bom, esse que vão ler.
      Se encontrares este livro e o leres, gostaria muito de saber a tua opinião :)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Muito interessante. E olha que sou meio avessa a livros de contos, mas me interessei por esse. Ótimo artigo :D

    ResponderEliminar
  5. Olá Cassiana, bem vinda

    Pois eu sou uma adepta de contos, e cada vez mais. Sempre gostei de pegar num bom livro de contos e lê-lo.
    Mas percebo que a maioria das pessoas não gostem deste tipo de livros, as histórias terminam logo quando nos estamos a interessar por elas.
    No entanto há escritores que conseguem fazer do conto algo muito bom, a arte é isso mesmo, conseguir em poucas páginas criar uma história que cative o leitor e deixe a sua marca.
    Vai aparecendo
    :D

    ResponderEliminar