domingo, 10 de março de 2013

Contos DN – Fase 1

Encontram-se disponíveis em formato digital no site do Diário de Noticias (DN) vários contos de autores portugueses em formato digital gratuitos, basta apenas registar-se e fazer o respectivo download. 
Apresento a minha opinião sobre aqueles que vou lendo. Esta primeira fase contempla um grupo de cinco contos .

 Afonso Cruz – A queda de um anjo


Sinopse: Uma octogenária descontente com o Paraíso, pois não tem junto a si a pessoa que mais ama, decide viajar para o Inferno. Para ela, o Paraíso pode ser infernal e, ao contrário, o Inferno poderá ser uma fonte de felicidade.

Primeira obra que leio deste autor e gostei muito. A escrita simples e cuidada, transmite-nos as sensações, as emoções da personagem, levando-nos a criar um elo de ligação com ela.

A descida ao Inferno através de sete patamares, á procura da pessoa que ama e da qual não quer estar separada, é vivida através de recordações do tempo em que a vida era sempre a dois, coisas simples e banais são recordadas com carinho e emoção. O autor consegue levar-nos a percorrer estas etapas criando uma empatia com a personagem.

Um texto divertido desde  o sétimo andar até ao r/c terminando de uma forma inesperada e que nos leva de novo ao sétimo para repensar toda uma vida da personagem.

Recomendo a sua leitura e quanto a mim, vou querer ler sem qualquer dúvida mais obras deste escritor que já me tinha sido recomendado, anteriormente, por um amigo.
Nota:  4,5/5 


João Barreiros – A Mina do Deus Morto


Sinopse : Algures nos anos sessenta do século passado, num universo que não é o nosso, mil metros abaixo das colheitas de volfrâmio nas Minas da Panasqueira realizadas pela companhia Beralt in Wolfram, existem outras minas, secretas, terríveis, brutais, onde se recolhe grão a grão as partículas que provam a existência e a agonia final de Deus: as Minas do Deus Morto.

Uma vez mais, as partículas divinas ou as partículas de Deus surgem como algo demasiadamente ambicionado pelo Homem. Neste conto, elas constituem pequeníssimos resquícios de pó de um Deus que morreu “há vinte e cinco biliões de anos, pela hora do chá”.

Numa Europa globalizada, dominada pela Alemanha, o ser humano vê-se reduzido a ser dominado pela tecnologia que lhe retira todas as suas faculdades mentais, dia após dia, ano após ano. Só quando desce ás profundezas da mina, em contacto indirecto com as partículas divinas, ele recupera as suas faculdades, os seus sonhos, que se vão no momento em que ele regressa á superfície.

Os temas abordados, não são novidades, as partículas de Deus, a  perca de identidade dos pequenos países europeus, transformação tecnológica que nos transforma em robots e  a descida ao abismo para encontrar  de novo a nossa “alma”, os nossos sonhos.  No entanto a escrita, não sendo simples, conseguiu prender-me e levar-me a ler com agrado todo o conto.

O final deixou-me a pensar em quantas vezes, nós passamos a vida a sonhar com algo, mas que completamente absorvidos pela sociedade e pelo progresso, não conseguimos concretiza-lo. Não sei se era essa a intenção do autor, mas foi o que em mim ficou.

Sem ser um conto excelente, é bom e recomendo. Fiquei curiosa em ler mais deste autor.
Nota 3/5



David Soares – No muro


Sinopse : No Muro é um conto que reflete sobre a finitude do conhecimento, através de um não-leitor que herda a coleção de livros do pai. Encontramo-nos quando achamos livros e perdemo-nos quando os esquecemos.

Nunca tinha lido nada deste autor, apesar de já ter ouvido falar bastante dele. Com este conto não fiquei com vontade de ler outras obras dele.

Uma escrita demasiadamente complicada, utilizando palavras completamente desconhecidas para a grande maioria dos leitores que acabam por criar obstáculos á continuidade da história.

Para mim um escritor deve criar um elo com um leitor, deve escrever de forma a cativar e a aproximar-se do publico que procura nas suas obras uma história que o prenda e que o faça integrar-se nos seus meandros. Neste conto isso não acontece, na minha opinião, o leitor perde-se  na linguagem, procura avançar para tropeçar logo em seguida novamente.

A história que tem um bom início, o encontro da biblioteca do pai, se bem que por um motivo mais materialista, acaba por cativar o filho a conhecer o mundo dos livros, as suas histórias, a conhecer também um pouco mais  do seu pai. Ler e perceber o valor que ali tem, leva-o no entanto a tomar uma medida que acaba por contrariar esta sua descoberta. Ou seja esconde os livros de tal forma que nunca mais os poderá folhear, o que para quem descobre o gosto pela leitura, parece-me um pouco estranho.

Ma o que me leva a não gostar deste conto, é mesmo a escrita demasiadamente complexa, sem qualquer necessidade de o ser.
Nota: 2/5


Mário Carvalho – A porrada



Sinopse: Um bom amigo, de estirpes vetustas, fundadoras da Pátria, ou lá perto, contou-me que um fidalgo seu familiar, em certas noites, saía de casa só para a pancadaria.

Conto muito pobre. A história, se é que há história, gira em volta de um casal, da aristocracia portuguesa, em que todas as quintas-feiras, o marido sai de casa para passar um serão entre bebida e pancadaria. Não se entende muito bem o porquê, nem se desenvolve nenhuma ideia no texto.

Esperava mais de um escritor que já conheço e do qual já li várias obras: “Um Deus passeando pela Brisa da Tarde” , “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho” e “Contos vagabundos”.

Para quem não conhece as obras de Mário Carvalho, espero que não se fique por este conto que não recomendo.
Nota : 2/5


Patrícia Portela  - Monólogo do Oriente


Sinopse: Era um sonho que eu tinha, ir à Escócia com a Elsa, íamos os dois de carro, atravessávamos o canal, apanhávamos um ferry, e depois outro, íamos juntos, a Elsa também tinha uma cena com a Escócia, falávamos os dois inglês, e íamos juntos, no verão, já estava tudo combinado, chegávamos lá no dia 8 de agosto, no dia do meu aniversário (...) mas depois, em maio, a Elsa acabou comigo depois de 12 anos juntos, saiu de casa, disse que estava confusa e que não se conseguia decidir e que por isso se ia embora. Nunca mais a vi.

Uma autora que não conhecia, um conto engraçado e divertido.  É verdadeiramente um monólogo, daqueles em que o nosso pensamento salta sucessivamente de problema em problema, sem parar de ritmo ou sem pausas pelo meio.

Muito real, leva-nos a pensar quantas vezes desejamos algo e que depois os nossos pensamentos nos levam a questionar tudo e acabamos por resolver algo completamente diferente da ideia inicial. A ansiedade, a hesitação, o medo do desconhecido levam a que as ideias se percam, e que os sonhos nunca se concretizem.

A escrita é fluida como é o pensamento, simples e directa. Recomendo.
Nota : 3,8/5


10 comentários:

  1. Olá Caminhante ;)

    Parece-me uma excelente iniciativa esta promovida pelo DN, uma boa forma de divulgar escritores nacionais e incentivar as pessoas para lerem.

    E pelo que percebo até há aqui muita qualidade, por acaso já vi vários contos, publicados na revista BANG, do Afonso Cruz, Barreiros e Soares mas nunca me deu para ler :D

    Alias nem do Martin ainda li, mas pelo que vejo vale a pena.

    Continua a partilhar a tua opinião sobre os contos, afinal é igualmente uma forma de os divulgar...todos nos queixamos que nada se faz, mas depois quando se faz...poucos ligam *rolar olhos*

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha
    De facto é uma boa iniciativa. Há muitos escritores, cujos contos foram publicados pelo DN que desconheço, e desta forma é uma boa oportunidade para os conhecer.
    Vou lendo (na minha hora do almoço, provavelmente) e vou deixando aqui o meu comentário.
    Acho que deves repensar em ler contos, :P
    Afonso Cruz é de facto muito bom, já fui ler mais algumas coisas dele na revista Bang e gosto bastante. (já um amigo comum me tinha falado dele). Acho que pode ser um investimento meu na próxima feira do livro. Vamos ver, como vai o bolso nessa altura :)
    Vai aparecendo
    Bjs e boas leituras para ti também

    ResponderEliminar
  3. Ois Caminhante,

    É sempre um prazer ler os teus comentários, logo podes contar sempre com a minha visita, pode é não ser logo no dia :D

    Sim, tenho aqui muitos livros de contos por ler, até do George Martin, mas não só. O que mais me custa nos contos é que quando começo a gostar e a me envolver tudo acaba, mas de facto é uma prova que com um texto relativamente curto se pode fazer uma boa história.

    Adorei a Voz e o Fogo do Alan Moore, embora me tenha custado de inicio ;)

    Sim parece que começa a ser unanime que estamos na presença de um bom escritor, falo do Afonso Cruz, tenho que experimentar.

    Bjs e estou contigo, vamos ver como está a carteira por essa altura, tentações é que não faltam :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois afinal já leste contos que não conheço :)
      É verdade que por vezes apetece que o conto tenha continuação, que seja apenas um capitulo de uma história maior. Mas é por isso que eles têm bastante valor, um bom escritor consegue em meia dúzia de páginas (ou menos) escrever um texto com pés e cabeça e por vezes muito bom ou excelente.
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá amiga caminhante,
    de fato esses contos DN parecem ser muito interessantes, gostaria de ler alguns para começar. "A Queda de um Anjo" e "A Mina do Deus Morto", foram os q mais me interessaram, e gostaria de saber, como faço para ter acesso a eles, ou será q para brasileiros não tem como?
    Mas enfim, interessantes contos q de fato merecem devida atenção e valor, espero poder ler algum, e quando ler, comentar com vc Caminhante. :D

    Fico por aqui, aguardando uma resposta,
    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda
      Eu não sei se dá para fazer o download aí do Brasil,mas posso enviar por e-mail.
      Vale a pena lê-los e conhecer novos ou não escritores portugueses.
      Eu promovo sempre os contos, uma vez que gosto bastante deste género literário.
      Vou enviar-te e depois espero novo comentário :D
      Bjs

      Eliminar
  5. Olá amiga :D

    Achei esta iniciativa muito interessante e elogio a ideia. Os contos podem ser de facto muito fascinantes.

    Vou ficar mais atenta..:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla
    Obrigado pela visita, hei-de comentar os restantes contos faseadamente.
    Se quiseres algum, posso enviar-te via e-mail.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá =)

    Tal como discutimos no grupo do Fiacha, temos opiniões muito semelhantes quando se fala de Afonso Cruz e de David Soares :) Mesmo com João Barreiros não diferimos muito uma da outra, apesar de se calhar eu ter gostado um bocadinho menos do que tu :P

    Gosto da tua maneira de pensar... ;)

    Beijinhos e continuação de boa semana ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia
      Parece-me, e corrige se estiver enganada, que não és muito adepta de FC, ao contrário de mim, e talvez seja essa a diferença quanto à opinião sobreJoão Barreiros.
      Se quiseres mais algum conto DN podes pedir, eu tenho-os.
      Obrigada pela visita e pelas palavras simpáticas :)
      Beijinhos e boa semana para ti também

      Eliminar