quarta-feira, 27 de março de 2013

Lenda da Ursa Maior


Naquela noite o céu estava cheio de estrelas, podiam-se ver todas as constelações. Eu, com a mão enfiada na grande mão do meu pai, ouvia-o extasiada. Ele sabia todas as histórias daquele céu iluminado de pequenos pontos brilhantes no espaço.
- Vês, ali está a … - e esperava que eu completasse
-Ursa Maior, essa eu já conheço! – dizia, inchada com a minha sabedoria. – Conta a história outra vez, por favor.
Ele ria-se, porque já contara aquela história montes de vezes. Mas eu gostava de ouvir a sua voz forte, na noite, transportando-me para bem longe, algures no firmamento, onde aquelas estrelas brilhantes se transformavam em deuses e deusas que povoavam o meu imaginário.
Tudo estava silencioso, quando a sua voz soou bem junto de mim. Encostei-me e ele passou o seu braço por cima dos meus ombros, puxando-me para junto dele.
- Há muito, muito tempo… - começava ele.
- Tanto tempo, que os seres humanos já esqueceram que os Deuses habitavam entre nós. – continuava eu, com a minha voz infantil.
- Sim, eram tempos magníficos, esses. Os Deuses eram caprichosos, e gostavam de ser idolatrados, mas o mundo era pacífico e a vida bela. Quis o destino que Zeus, o Deus dos céus e do trovão, o pai de todos os Deuses e dos Homens, segundo os povos gregos da altura, encontrasse Calisto, a bela ninfa dos bosques e companheira de Artemis, e se apaixonasse por ela.
- Artemis – continuava eu, falando da minha deusa favorita – era a deusa da vida selvagem e da caça. Dizia-se que era a mais pura das deusas, irmã gémea de Apolo, deus do Sol e da verdade. Era filha de Zeus e recebeu um presente dele que era um arco, flechas e uma lira em prata. O seu pai concedeu-lhe o título de rainha dos bosques e deu-lhe uma corte de ninfas, onde qualquer mulher ou rapariga poderia pertencer, desde que lhe fizesse um juramento de fidelidade e não mais ligar aos homens, quem fosse caçadora de Artemis ganhava a imortalidade.
O meu pai sorria docemente e continuava:
- Pois é como contas, Calisto era uma das ninfas de Artemis. Zeus tinha muitos filhos de muitas mulheres, apaixonava-se facilmente, mas quando conheceu Calisto ficou apaixonado pela sua beleza e para se aproximar dela, fingiu ser Artemis. Desta união, nasceu um filho a quem puseram o nome de Arcas. No entanto Hera, esposa de Zeus ficou tão zangada que transformou Calisto numa ursa, afastando-a para sempre do seu filho. Anos mais tarde, encontraram-se e cheia de saudades Calisto quis abraçar Arcas, no entanto este pensando que iria ser atacado por uma ursa gigantesca preparou-se para a matar. Zeus ao ver a situação criada entre mãe e filho, interveio e conseguiu impedir o assassino de Calisto, transformando o filho num pequeno urso e colocou-os nos céus. Hera não satisfeita, empurrou-os para junto do polo norte onde as estrelas são sempre visíveis. Desta forma nunca mais teriam descanso.
Eu não me cansava de ouvir esta história, pois adorava Artemis e sonhava que era uma das ninfas que a acompanhava por todos os recantos dos bosques e prados sob a luz prateada da Lua.  
 
 


Este texto foi escrito por mim, com base na informação e imagem disponível em




6 comentários:

  1. Gosto muito desta lenda, das mais bonitas do Zodíaco :)

    É fantástico como todos os elementos se misturam e contam uma história ;)

    Boa partilha...

    beijinhos amiga do coração

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras Carla
    São lendas agradáveis e bonitas, que devem ser divulgadas.
    Fico contente que tenhas gostado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi São,

    Vim aqui te avisar q há um selo no meu blog aguardando vc,

    bjs e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Caminhante,

    Olha que interessante, gostei de ler o texto, aprendemos sempre algo novo ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      é verdade, para o que me havia de dar :)
      há lendas muito engraçadas, nas coisas mais evidentes, que nós não fazemos ideia e desconhecemos por completo.
      Bjs

      Eliminar