sexta-feira, 27 de março de 2015

Teremos Sempre Paris de Ray Bradbury




Sinopse


Nesta selecção de contos inéditos, o inimitável Ray Bradbury encanta-nos de novo com a sua prosa fluente e cantante. Imagina coisas extraordinárias e observa com especial acutilância as fraquezas humanas, as pequenas falhas de carácter. Maravilha-nos com a magia que durante anos dominou e sempre tão presente esteve na sua escrita. Seja explorando as diversas possibilidades do renascimento, seja analisando as circunstâncias que podem fazer de qualquer homem um assassino ou, uma vez mais regressando a Marte, Bradbury revela-nos um mundo a que ficamos presos.Os seus contos são eternos. Teremos Sempre Ray Bradbury.

 

 



Há muito tempo que andava para ler Ray Bradbury, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Dos seus inúmeros livros aquele que me veio parar às mãos foi “Teremos sempre Paris” talvez porque é um livro de contos.

Confesso que não estava à espera do que li. Esperava algo mais ligado à FC, uma distopia, contos passados em um planeta distante ou algo diferente pois são estes, normalmente os temas dos seus livros.

Muito bens escritos, os contos curtos de “Teremos sempre Paris” são bastante diferentes, o que faz com que nos identifiquemos mais com alguns e não gostemos tanto de outros.

No entanto ao longo das páginas deste livro encontramos pequenas histórias (no total de 22) que nos apresentam retractos sociais, detalhes do quotidiano aliados a uma fantasia que por vezes chaga a ser bastante subtil.

Segundo o próprio autor refere, na introdução, estes contos foram escritos ao longo da sua vida. Este facto é notório porque de certa forma se vê reflectidos a vivência mais ou menos acentuada do autor, na diversidade dos temas abordados.

Uma obra muito social, muito sobre a natureza da mente humana, dos seus dramas e da sociedade. Em muitos contos encontramos o reflexo da sociedade, tão hipócrita e tão desumana na vida dos personagens, simples cidadãos. É nesta divergência e por vezes incompatibilidade que Bradbury explora, e muito bem, as fraquezas humanas, as falhas de caracter que podem transformar um qualquer cidadão num eminente assassino.

Se fiquei surpreendida ao ler este livro, porque esperava algo diferente, não significa que não tenha gostado do que li.

Gostei, e de alguns contos posso afirmar que gostei bastante, porque mesmo nestas histórias, que poderão ocorrer a qualquer momento com as pessoas com quem cruzamos diariamente, existe uma certa “magia” que as envolve numa ambiência que me parece muito típica da escrita de Ray Bradbury.

Locais estranhos, ruas e campos que não levam a lado nenhum e que provavelmente são apenas extensões da mente humana.

Parecem, por vezes, pequenos momentos de reflexão, momentos de observação sobre o que nos rodeia, as pessoas que se cruzam nas ruas, em que o autor captou a imagem e lhe deu o seu toque muito pessoal, transpondo-a para o papel, revelando-se em praticamente todos eles uma certa sátira à sociedade em que vivemos.

Sem ser um livro excelente é uma agradável leitura para quem goste de contos do quotidiano com uma leve dose de “loucura”, é claro.
 
 
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 192
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725305478

 

6 comentários:

  1. Viva Caminhante,

    Excelente comentário como habitual, ficamos a saber o que o livro tem para oferecer e a forma como o apreciaste, já se sabe que num livro de contos nem todos nos cativam mas ainda assim vejo que houve alguns que gostaste muito e isso é bom :)

    Por acaso tambem associo o escritor a livros como descreves mas pronto vejo que não é bem o caso destes contos, que quem sabe venha a ler um dia ;)

    Já li dois livros do escritor um gostei muito, "Algo Maligno Vem Ai" que foi publicado pela SDE e é dos melhores livros do catalogo da Coleção BANG o outro que é uma distopia, não gostei tanto :)

    Bjs, boas leituras e volta sempre :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha

      Obrigada :)
      De facto sem ser um livro excelente é uma leitura agradável. Um misto de quotidiano com uma certa dose de fantasia. Sabes que eu gosto bastante deste tipo de temas e de contos.
      Os problemas sociais envoltos numa áurea de fantasia, que neste caso são pequenas histórias, como pensamentos que nos atravessam a mente em determinadas situações.
      Tenho que ler mais do autor, pois percebo que este não é um exemplo tipico.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Caminhante,

    chegou ontem este livro para eu ler. Pareceu-me uma boa aposta e só tenho lido elogios ao autor. Gostei muito da tua opinião, que demonstra os teus sentimentos pela obra de uma forma maravilhosa. Muito bem!

    Agora é lê-lo e escrever a opinião também =D

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria

      Obrigada :)
      Fico curiosa para saber a tua opinião.
      Pois como já referi ao Fiacha é uma leitura agradável mas terei que ler mais do autor para ter uma opinião mais concreta sobre a sua escrita.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Um autor de que já ouvi falar muito bem :D
    Não está na wishlist mas não quer dizer que não venha a ler.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Nunca li nada deste autor e também sou nova em FC mas fiquei interessada ;)
    Gostei muito de ler a sua opinião :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar