terça-feira, 1 de julho de 2014

O Prestigio de Christopher Priest






Sinopse:
“O Prestígio é uma história de segredos obsessivos e curiosidades insaciáveis. Actuando nas luxuosas salas de espectáculos vitorianos, dois jovens mágicos entram num feudo amargo e cruel, cujos efeitos podem ser ainda sentidos pelas respectivas famílias mais de um século depois.
Os dois homens assombram a vida um do outro, levados ao extremo pelo mistério de uma espantosa ilusão que ambos fazem em palco. O segredo da magia é simples, mas para os antagonistas o verdadeiro mistério é outro, pois ambos os homens têm mais a esconder do que apenas os truques da sua ilusão.” 






Dois mágicos, no final do século XIX / início do século XX, criam um mundo de ilusão e de magia, cujo epicentro se localiza num truque que ambos desenvolvem, de formas diferentes, mas que lhes suscita a rivalidade angustiante entre ambos, uma disputa trágica que terminará por afectar as gerações futuras.

Nenhum mágico revela os segredos de outro mágico. Este código de conduta no mundo do ilusionismo, é a fronteira fragilizada que separa Alfred Borden de Rupert Angier . 

Escrito de uma forma extremamente cativante e com uma linguagem simples, o livro desenvolve-se em várias partes, dando-nos a conhecer a história de vida e as implicações destes dois ilusionistas até aos dias de hoje. Através dos seus diários, assistimos ao desenvolvimento das suas carreiras, a escalada no mundo do espectáculo, as suas ambições e decepções até se tornarem ilusionistas mundialmente famosos.

Na primeira parte, Andrew Westley, um jovem jornalista é chamado a fazer a cobertura de um caso estranho. Adoptado e sem conhecer os seus pais biológicos, ele é surpreendido por um diário do seu, desconhecido, bisavô Alfred Borden que lhe é entregue pela bisneta de Rupert Angier.

Longe de imaginar o que este diário lhe irá revelar, Andrew descobre os grandes segredos do ilusionismo e dos triunfos do um mundo, onde as novas tecnologias e descobertas científicas, do inicio dos século XX, deixam marcas difíceis de esquecer.

Na segunda parte, o diário de Alfred Borden, dá a conhecer o homem , o mágico, a sua obsessão ao mesmo tempo que a sua admiração pelo rival e finalmente o seu número mais ousado.

A bisneta de Angier apresenta-nos, numa terceira parte, a investigação que tem feito no sentido de perceber o que está por detrás desta contenda que afecta a vida presente dos dois descendentes. O que realmente se passou e o que realmente ainda se passa…

O diário meticuloso de Rupert Angier, revela-nos, na quarta parte do livro, o homem que procura no sobrenatural, a explicação real dos seus truques, das suas ilusões e na ciência a procura do inexplicável.

E no final, uma última parte em que o mistério é desvendado, em que o pano cai e deixa que observemos os truques bem de perto, tão de perto que tal como um mágico encobre os segredos de outros mágicos, também eu não posso revelar os segredos escondidos e bem guardados por Christopher Priest até às ultimas páginas. 

O livro, bem como os truques de um ilusionista, passa por três estágios: o primeiro, a proposta, em que somos confrontados com a apresentação do acontecimento, com a realidade dos factos, o segundo a performance, isto é o acontecimento em si, a ilusão, aquilo que o autor ou o mágico quer que vejamos, em que nós leitores somos como que “empurrados” para ver o acontecimento de determinada forma ( a cartola do mágico que nada tem lá dentro) e o efeito final (o coelho que sai da cartola, onde nada existia), onde somos surpreendidos até ao último paragrafo.

Ambos os ilusionistas desenvolvem um número que parece desafiar todas as leis da física, na ideia de se suplantarem um ao outro. No entanto nada do que parece é, neste livro que desafia os nossos sentidos, como um verdadeiro truque de magia.

Borden consegue-se “auto transportar” em fracção de segundos, entrando num armário numa ponta do palco e saindo noutro situado na extremidade oposta do palco, O Homem Transportado. Angier sem conseguir desvendar o segredo de Borden, tenta superá-lo com a ajuda de um cientista, meio louco. Nikola Tesla , e apresenta “Num Relâmpago”, um número que conta com a utilização de um aparelho, desenvolvido por Tesla, e que é capaz de transportar um ser de um local para outro, mas com um surpreendente efeito colateral….

Um livro excelente, em todos os aspectos, que recebeu o James Tait Black Memorial Prize de melhor ficção, e o World Fantasy Award de melhor livro. 

É uma pena que ele esteja colocado, com tão pouca “importância” nos escaparates das livrarias, pois acaba por não causar um impacto que bem merecia.

Por favor, peguem e leiam-no, porque vão ficar alegremente surpreendidos. Obrigado a todos os que me aconselharam a sua leitura.


O Prestigio de Christopher Priest
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 314
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896370527




8 comentários:

  1. Olá Caminhante

    Bem te disse que ias gostar, é realmente um livro magico! e que bem merecia melhor sorte nas estantes das livrarias portante só me resta renovar o teu apelo para que mais e mais pessoas leiam este magnifico o livro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo entender, Marco, como é que este livro não em proecção só por si. Tem tudo para que muitos o leiam e que gostem.
      Mais uma vez muito obrigada pelo conselho :)
      E espero que consiga dar um empurrãozinho, com as minhas palavras, para que ele possa passar para as estantes de muitos leitores
      Um abraço para ti também

      Eliminar
  2. Viva Caminhante,

    Antes demais obrigado por divulgares o comentário no meu blog e parabéns está excelente.

    Sem duvida que estamos a ser muito bem aconselhados e só não vou ler de imediato o livro, pois já aqui está comentado, mas fiquei com muita vontade sem duvida :)

    E um livro comprado a um preço tão em conta :D

    O nosso amigo Ubik ofereceu-me mais um livro do escritor (que nunca li) caso queiras é só dizer, já sabes ;)

    Bjs e continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Obrigada :)
      Sim, temos tido excelentes conselhos e este é um exemplo muito bom. Vais gostar de certeza, a escrita é simples e fluida e como referi anteriormente até ao último minuto somos confrontados com as surpresas eh eh
      Bjs e boas leituras :)

      Ah qual é o livro que tens? :D ::D

      Eliminar
  3. Olá Caminhante!

    Excelente opinião, Caminhante, como nos tens vindo a habituar =)
    Vi o filme e gostei muito, tendo, desde aí, ficado com imensa vontade de ler o livro. Porém, a oportunidade tarda em aparecer e ainda não o li. Também não o tenho encontrado à venda, fisicamente, apesar de o poder comprar pela net.

    Agora com esta opinião ainda fiquei com mais vontade de ler o livro. Tem um contexto muito apelativo, personagens complexas e um tema fascinante. É sempre bom poder ler uma obra com tamanha força. Espero ler e gostar!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Obrigada Maria Rita
      Pena não teres aproveitado a FL, 5€ é um preço muito bom e sei que vais gostar de certeza deste livro. Tenho o filme para ver, e apesar de já ter lido várias criticas positivas ao filme, penso que gostarei mais do livro, pois este desenvolve a parte emocional e psicológica das personagens, bem como a sua envolvência até aos descendentes.
      Muito bom e vais gostar decerteza :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Bom dia! Estou procurando estes livros aqui em São Paulo-Brasil e não encontro. Você gostaria de me vender e enviar por correio?
    Por gentileza entre em contato: tamirescamacho@hotmail.com

    "O Livro do Novo Sol" de Gene Wolfe, que é composto por cinco volumes:

    - "A Sombra do Torturador"
    - "A Garra do Conciliador"
    - "A Espada do Lictor"
    - "A Cidadela do Autarca"
    - "Urth do novo Sol"

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Estou procurando estes livros aqui em São Paulo-Brasil e não encontro. Você gostaria de me vender e enviar por correio?
    Por gentileza entre em contato: tamirescamacho@hotmail.com

    "O Livro do Novo Sol" de Gene Wolfe, que é composto por cinco volumes:

    - "A Sombra do Torturador"
    - "A Garra do Conciliador"
    - "A Espada do Lictor"
    - "A Cidadela do Autarca"
    - "Urth do novo Sol"

    ResponderEliminar