terça-feira, 17 de junho de 2014

Bill o Herói Galáctico de Harry Harrison


Sinopse

"Sem saber bem como, Bill alista-se nas poderosas forças do Império Galáctico. Sem saber como, vai parar ao labirinto de aço que é o planeta Heliar, o centro daquela Idade Negra do Espaço. Sem saber como, vê-se envolvido numa tremenda batalha interestelar. E sem saber como, vê-se tornado num herói, depois do que volta ao seu pobre planeta, à sua pobre aldeia, para convencer outros jovens a alistarem-se - sem saberem como, nem para onde, nem porquê.
Bill, o Herói Galáctico, é uma das mais interessantes obras de Harry Harrison, um dos mais célebres autores de FC - uma obra em que o militarismo, a burocracia e a hipocrisia são objecto de uma crítica tão severa quanto divertida. Uma crítica que dá muito que pensar porque, situando-se no futuro, olha para o presente."

Um pequeno livro fantástico desta enorme colecção que é a Argonauta.

Depois de ler "A Oeste do Éden" do mesmo autor (podem ver o comentário aqui ), confesso-vos que fiquei com vontade de ler muito mais de Harry Harrison, e assim que me sugeriram este, não hesitei.

Bill era um jovem que apenas ambicionava dedicar-se á agricultura num pedaço de terra, perto da aldeia onde vivia pacatamente com a sua mãe, irmão e um robot- mula, em Phigerinadon Il, planeta membro de um grande império galáctico, que alguns supunham ter tido origem num velho e decrépito mundo conhecido como Terra, localizado à beira da galáxia.

Certo dia a sua vida mudou radicalmente.

Num dia de intenso calor, enquanto observava o traseiro, cor de açúcar de Inga-Maria Calyphigia, que se banhava no rio, acabou por ser recrutado, sem saber bem como, pelas forças armadas que serviam o Imperador.

Começou aqui um percurso militar, que o arrastou pelo espaço à procura do inimigo, detectando os seus agentes infiltrados, entre os colegas, e combatendo-o. Transformou-se num herói, perdeu um braço, mas rapidamente lhe deram outro… azar… era de cor diferente e igual ao que ainda tinha… ou seja, ficou com dois braços direitos…. até que dava algum jeito ….

O Império em nada se importava com os seus heróis e muito menos com o seu povo e só combater o inimigo interessava. Estavam em guerra e a guerra no espaço era tão má como qualquer outra.

Para receber a medalha do seu feito heróico, dirigiu-se Heliar, o centro poderoso daquela Idade Negra do Espaço, mas na sua visita pela cidade, perde os planos de orientação e sem eles é impossível sobreviver nesse planeta de aço, ou quase… desde que se compactue com a sociedade corrupta e decadente de Heliar.

Mais não vos posso contar, mas posso certamente referir-vos que a escrita simples de Harry Harrison, misturada com o seu humor tornam este livro fantástico.

Uma das melhores e mais mordentes sátiras que já li aos sistemas militaristas aliados a uma componente fortemente burocrata e a um forte sentimento xenófobo.

Delicioso e divertido como poucos. O autor consegue misturar a FC com uma critica social humoristica de uma forma magistral.

Se já queria ler mais de Harry Harrison, agora vou sem dúvida querer ler ainda mais.

Apenas fiquei com uma dúvida. Será que Harrison tem alguma coisa contra os lagartos? Uma vez que em ambos os livros que li dele os inimigos são seres pertencentes a uma raça altamente desenvolvida, mas em ambos os casos  repteis .... Será que alguém me pode responder?


Bill o Herói Galáctico
de Harry Harrison
Tradução de Eurico Fonseca
Edição/reimpressão: 1987
Páginas: 178
Editor: Livros do Brasil
ISBN: 9789723800890
Coleção: Argonauta

33 comentários:

  1. Ois amiga Caminhante,

    Finalmente uma mensagem no blog o que vale é que são poucos mas bons eheheh

    Bem tal como tu fiquei com imensa vontade de ler mais trabalhos do escritor depois de ter lido A Oeste do Eden, esse liro fantástico e que infelizmente apenas publicaram um livro dessa trilogia, eu bem que recomendo que publiquem esse escritor mas ninguem me liga nenhuma :D

    Seja como for fiquei com curiosidade, cá está mais uma prova que a coleção Argonauta proporciona livros fantásticos a um preço bem em conta e ou me engano muito ou foi mais uma recomendação do nosso amigo Ubik, ele sabe o que gostamos :D

    A ver se me emprestar, caso não te importes claro, não sei é se leio logo :P

    Bjs e excelente comentário parabens ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo :)
      Claro que empresto, já sabes, quando quiseres é só dizeres. Vale muito a pena e deves mesmo lê-lo, é muito divertido.
      Apenas como refiro no final, intriga-me esta guerra aos lagartos.
      As Yilané do "A Oeste do Éden" surgiam como uma raça de répteis altamente desenvolvida. Neste surgem os Chingers, uns repteis que travam a guerra intergaláctica com os "humanos", não se sabe muito sobre eles, mas são bastante desenvolvidos e conseguem fazer-se passar por humanos, infiltrando-se nas suas naves.
      Foi o Ubik que me aconselhou sim. Sem dúvida que os conselhos dele são sempre para ter em consideração.

      Bjs, boas férias e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Caminhante

    Parece que ambos ficamos com muita vontade de ler mais do Harrison e ainda por cima tenho essa livro aqui em casa ;)
    A ver se lhe pego em breve porque se já estava curioso agora deixas-te me de "água na boca" ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco
      É verdade, um excelente escritor na minha opinião, com uma escrita simples, mas que consegue cativar-nos com as suas histórias e mordacidade.

      Lê o livro, vais-te divertir imenso :D pensei mesmo que já o tinhas lido .

      Tenho outro dele para ler, da colecção Argonauta, que é "Nas nossas mãos as estrelas", Hei-de ler mas mais para a frente.

      Um abraço para ti também

      Eliminar
  3. Olá Caminhante,

    mais um livro deste fantástico autor e mais uma excelente opinião. Penso que sou capaz de o encontrar na biblioteca; há lá bastantes da coleção Argonauta. Gostei muito do contexto da história e o Bill parece-me muito interessante!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Rita
    Se encontrares vale a pena leres. Mas atenção, nada tem a ver com o outro livro, este é mesmo aquilo que "vulgarmente se chama FC" naves espaciais, guerras, lasers e outrs coisas do género. Mas está muito bem escrito e o Bill eh eh :D :D não posso dizer ....

    beijinhos :) e boas leituras também para ti

    ResponderEliminar
  5. Olá Caminhante,

    não sei responder-te se o Harrison embirrava de alguma forma com os répteis, ou se se trata apenas de um resquício algo deturpado da teoria da Evolução...:):).

    Posso acrescentar no entanto que as aventuras delirantes de Bill continuam em outros romances ( alguns em colaboração com outros autores como Sheckley, Bischoff,etc).

    Harrison foi um autor multifacetado e competente. Abordou vários subgéneros dentro da FC, e eu recomendaria para quem desejar continuar a ler este autor o " à beira do fim" ( no origina Make Room! Make Room!), uma investigação criminal numa Nova York super-povoada e tendo como pano de fundo um planeta com os recursos naturais abeirando-se do esgotamento.

    Está publicado na colecção de FC da Caminho.

    Bj

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ubik

      bem vindo a este espaço :)

      é claro que foi uma pergunta um pouco para o ar, pois não faço ideia se haverá uma resposta para o anti-lagartos, e também só li dois livros de Harrison pelo que não posso extrapolar, mas que fiquei curiosa, fiquei eh eh eh
      tens razão, de facto só com estes dois livros dá para ver que a sua escrita aborda temas tão distintos e de uma forma fantástica em ambas as situações. Muito bom mesmo, em boa hora segui os teus conselhos :)

      Vou pesquisar esse livro que falas, de facto quero ver se leio mais dele.

      Bjs e vai aparecendo :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Sem esquecer o "Transatlantic Tunnel, hurrah". ( delicioso protosteampun). E o Universo Captivo ( Nave geração com Aztecas)

    ResponderEliminar
  7. http://www.fantasticfiction.co.uk/h/harry-harrison/tunnel-through-deeps.htm

    ResponderEliminar
  8. O melhor livro com lagartos extra-terrestres lagartoides e padres jesuitas, é "Um caso de consciência", do James Blish. ( Estava à venda na FLL).

    ResponderEliminar
  9. E uma série enorme, do Harry Turtledove, onde emigrantes lagartoides invadem a zterra durante a 2a Guerra Mundial.

    ResponderEliminar
  10. barreiros, es insuperavel.
    Nao ha ninguem como tu (perdoa -me a familiaridade), es uma" enciclopedia viva" absolutamente admiravel,e nao sera demais expressar o quanto deveriamos todos aproveitar o teu enorme conhecimento e dedicacao ao fantastico!

    O do james blish esta na fll ha varias edicoes, nao ha forma de esgotar,o que revela da procura que a fc tem por ca. E lembraste bem o " universo captivo" do harrison.

    Ja agora um aparte para indicar a minha compra na fll deste ano, e que se resumiu a uma, no ultimo dia da feira, um livro de que guardo gratas memorias, mas que tinha perdido por emprestimo, sim trata-se de " o dia das trifides" de john wyndham. 2,5 euros.


    Ubik

    ResponderEliminar
  11. Obrigada mais uma vez pela partilha João Barreiros :) vou registar esses livros, pois parecem-me excelentes.
    A minha lista vai crescendo ...
    Esse livro Ubik, que compraste, não é um que o João Barreiros falou e que inclusivamente disse que era muitissimo melhor que a versão "esfarrapada" do Saramago "Um ensaio sobre a cegueira" (esfarrapada são palavras minhas :) )? ou estarei a fazer confusão?

    Estou a ver que há muitos lagartos por aí , vou procurá-los :) é engraçado como são uma espécie que alguns dos escritores de FC pegam e que lhe conferem um grau sofisticado de inteligência, será por serem primos afastados dos dinossaurios ? Questiono-me muitas vezes sobre isso ...

    Apareçam, são bem vindos :)

    ResponderEliminar
  12. Caminhante, é isso mesmo. O DIA DAS TRÍFIDES é bem melhor do que as tretas saramáguicas!Lembrei-me agora de um outro livro só com dinossáurios. Aliás é uma civilização renascentista onde um cientista louco ( sauroide) descobre a máquina fotográfica. Hihi. E que fazem os nossos queridos com ela? Ora, revistas de fotonovelas à la Corin Tellado. Genial. O livro é do Brian Aldiss, saiu na Argonauta com o nome de a TAPEÇARIA DE MALACIA (ou qualquer coisa parecida). O safado do Fiacha leu-o e não chegou a perceber que os personagens são TODOS sauroides. A minha edição inglesa, vinha ilustrada com imagens renascentistas. Claro, claro, que a versão portuguesa não tinha uma única. Shame. Ah! E está autografada pelo grande Brian Aldiss. E, já agora, que estamos com as mãos na massa, recomendo a todos a trilogia de HELLICONIA do mesmo Aldiss, publicada na Argonauta em variadissimos volumes. Uma obra prima. Um planeta "consciente" onde as estações dos anos duram cerca de quinhentos anos cada uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :)
      Já arranjei o Universo cativo do Harrison (é o que faz estar com pouca vontade para trabalhar, e ter a net ao dispor )
      e vou de certeza procurar esses da argonauta. Pena não haver por cá a versão com imagens.
      Ah era giro 500 anos de Outono :)
      eh eh

      Eliminar
  13. E Barreiros, se a memória me não atraiçoa o clássico conto do Fredric Brown "Arena" retrata mais uma vez a luta entre humanos e...lagartos, a uma escala galáctica. Correcto?

    E existe uma novela que a Lisa Tuttle escreveu ( lembram-se dela na co-autoria do "Windhaven" do Martin) chamada "Lizard Lust", de cariz mais ou menos feminista, em os homens são vistos pela personagem feminina como uma espécie de ...lagartos, e por isso com uma natureza perigosa e nada confiável..! mas quando os papeis se invertem, e a mulher assume o papel de lagarto,então....

    E claro sem esquecer o clássico do Kapel, mas neste caso temos...salamandras.
    Trata-se de " A Guerra das Salamandras", publicado quer na Argonauta, quer na azul da Caminho.

    E tenho algumas duvidas se o "Alien" não será uma espécie qualquer de lagarto alienígena. Dá-me a impressão que para o Van Vogt, que "pensou" esta criatura originalmente num conto, estava a imaginar um lagarto qualquer ( adepto do Benfica previsivelmente, tal o apetite pelo "vermelho"!!)

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah, esqueci-me que estava a "falar" com um lagarto :D eh eh eh
      Esse das Salamandras também deve ser bom :)

      Eliminar
  14. Viva,

    Por acaso gostei bastante do livro do Aldiss e passou-me ao lado sim :D

    Penso que tenho esses livros que o Ubik referiu que ia gostar, penso serem para ai uns 10 livros (Helliconia) tenho que voltar a ler e muita recomendação boa aqui aparece, registado :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens esses Fiacha :D :D :D :D ?
      Estive a ver e parece que se encontram esgotados, tentei enviar uma mensagem para a Editora, a ver o que me respondem

      Eliminar
    2. Viva Caminhante,

      Venho corrigir o que disse o que tenho são livros do escritor Bon Shaw que tem a ver com a serie do Balonautas, penso ;)

      Compra esses do Aldiss e já sabes empresta-me :D

      Eliminar
    3. ok, combinado, a ver se os encontro

      Eliminar
  15. Para os Luvros do Brasil? Eles já morreram há muito, enquanto Editora. Se ainda alguém viver no prédio onde eles habitavam, só podem ser zombies, isso de certeza. Experimenta contactar o Mundo dos Livros, na Rua José Falcão no Porto. No ano passado tinham lá praticamente a colecção Argonauta inteira.

    ResponderEliminar
  16. http://bairrodoslivros.wordpress.com/livrarias-aderentes/paraiso-do-livro/

    ResponderEliminar
  17. Perdão, Paraíso do Livro. O dono sabe de tudo. Se lhe telefonares, pode ser que consigas encontrar, dezenas e dezenas de livros antigos.

    ResponderEliminar
  18. ...eh lá, esta que agora se chama "Paraíso dos Livros", chamava-se aqui há uns anos "Livraria Britânica" e traz-me gratas memórias de quando era um jovem estudante na UP, vivia a uns passos ( não coelho) dali,e de passagem "levei" grande "pancada na cabeça" com uns enormes e suculentos cartazes propondo-te "maravilhas" através uma ruptura com o "tradicional", e convidando-te para uma viagem para alem do imaginário: foi assim que descobri a colecção Limites, que o Barreiros dirigiu, e que tão apelativa e generosamente publicitavam na montra da livraria.

    Só não me recordo se era com a capa do livro do Stabeleford " O Império do Medo" ou o da Triptree " O Brilho Escorre do Ar" ou ainda o do Banks "Pensa em Phlebas".( penso que era este ultimo).

    Sei que de imediato decidi prescindir de três meses de refeições ( ehehe) para adquirir os que já tinham saído, da colecção.

    E que iguarias levei comigo!

    Hoje, já nem pancadas na cabeça nem ligeiras palmadinhas na testa!..o imaginário travestiu-se de deprimente realidade.

    Ubik

    ResponderEliminar
  19. ...onde nada, absolutamente nada acontece, no campo do imaginário.
    Curiosamente, num tempo em que tanta falta nos faz.

    ubik

    ResponderEliminar
  20. Correcção: uma rápida visita ao Google Maps permitiu-me constatar que afinal a "Livraria Britânica" ainda existe, fica uns metros à frente, e não tens livros de FC para venda.

    Mas posso afiançar-vos com uma probabilidade que ronda o x/#+1 ( e para maior credibilidade com o que escrevo nos comentários anteriores) que no universo paralelo que vos descrevi acima, a "Livraria Britânica" se situava no mesmo numero de porta onde se encontra agora a "Paraíso dos Livros", só que os tais metros à frente!

    Que os universos paralelos têm destas coisas: senão vejam o caso dos médicos que estão a prestar serviço em vários hospitais à mesma hora...só explicável através da ingestão de alguma poção transtemporal ou por uma complexa contracção espacio-temporal de um integral triplo com duas derivadas e uma bolacha maria.

    E mais: eu iria jurar que vi o Paulo Bento a dirigir em piloto automático ( pessimamente, como sempre) a selecção nacional em Manaus, ao mesmo tempo que o mesmo Paulo Bento estava a assistir ao jogo no Parque Eduardo VII, com uma cerveja Miller na mão.

    E como sei eu tudo isto,perguntam vocês e bem.

    Porque eu não estava em nenhum desses locais a essa hora, e por observação directa da cabeça do Paulo Bento que se apresentou no banco frente aos americas sem risca ao meio, prova mais do que evidente de que as suas duas metades ( que somadas dão menos que uma) se encontravam em locais diferentes, e a 178 graus Fahrenheit uma da outra !

    Fica a rectificação.

    ubik

    ResponderEliminar
  21. ...és cruel, satânico Barreiros..

    ResponderEliminar
  22. ah ah ah :D :D
    Obrigada, vou investigar esse "Paraíso dos livros"

    ResponderEliminar