quinta-feira, 6 de junho de 2013

Enciclopédia da Estória Universal – Arquivos de Dresner de Afonso Cruz



Sinopse

Com reflexões e histórias ignoradas noutras enciclopédias, o volume Arquivos de Dresner aborda, entre outras coisas, o caso de Ezequiel Vala, um maratonista que perdeu uma prova, nas Olimpíadas de 1928, por causa de uma flor (amaryllis/hippeastrum); fala do explorador Gomez Bota, que provou que a Terra não é redonda e descobriu, numa das suas viagens, a entrada para o Inferno tal como Dante a havia descrito; e relata os hábitos dos índios Abokowo, que dão saltos quando dizem palavras como «amor» e «amizade».


Esta é mais uma viagem lúdica pela História, remisturando conceitos, teorias e opiniões e lançando nova luz sobre uma panóplia de assuntos, desde a filosofia à religião, desde o misticismo à ciência.

«Um artista é alguém que, em vez de pintar uma paisagem tal como ela é, faz com que as pessoas vejam a paisagem tal como ele a vê.»
(Tsilia Kacev)



“Ler é uma maneira de ser. Tal como os homens usam roupa, a alma usa livros”
(Wihelm Möller)

Deste autor, apenas tinha lido um conto e alguns excertos das suas obras. Fiquei bastante curiosa e assim que tive oportunidade, agarrei-a e comecei por este volume da sua Enciclopédia da Estória Universal.

E devo-vos dizer que gostei muito. Esta enciclopédia, como o seu nome indica, apresenta-nos um conjunto de pequenas histórias, definições e um pouco de tudo aquilo que uma enciclopédia deve ter. 

No entanto, todos estes conceitos são “envoltos” numa escrita muito própria em que o autor utiliza quer a reflexão filosófica quer o saber místico, levando-nos a viajar nas páginas do seu universo sempre com um sorriso.

São pequenas histórias de tribos indígenas (os Abokowo), de tartarugas bicéfalas, de corredores olímpicos amantes de botânica, de exploradores que tentam provar que a Terra afinal não é redonda (Fernão Magalhães estava errado) entre outras, intercaladas com poesias soltas, pensamentos, provérbios e ditos populares. 

Neste livro a realidade e a ficção misturam-se de forma harmoniosa, levando-nos constantemente a questionar onde uma começa e onde a outra termina, ou se existe alguma verdade nestes pedacinhos de história, ou mesmo se os autores mencionados não serão apenas personagens criadas pela imensa imaginação do autor.

Um livro diferente no panorama nacional. Uma obra que me leva a querer saber muito mais sobre Afonso Cruz.

2 comentários:

  1. Olá Caminhante,

    Gostei de ler o teu comentário, parece estarmos na presença de algo diferente e que nos deixa com vontade de ler mais sobre o escritor :)

    A ver se leio ao menos o conto do DN este fim de semana, que segundo percebi foi o melhor ou dos melhores que lá apareceu :D

    Fiquei curioso, sem duvida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Espero bem que o faças (ler o conto do DN) e vou gostar de saber a tua opinião. É pequeno e lê-se tão bem que vai ser apenas um intervalinho na tua leitura actual.
      Ainda não li todos os contos (nem sei se o irei fazer) do DN, mas este é sem dúvida e de longe o melhor dos que li.
      Agora tenho, do autor, para ler "Os livros que devoraram o meu pai" irei ler com muito gosto, mas depois de terminar o livro fascinante que tenho em mãos :D
      Bjs

      Eliminar