sábado, 13 de abril de 2013

A Oeste do Éden de Harry Harrison



Sinopse

«Quando os dinossauros governavam a Terra...». Pois A Oeste do Éden ainda governam. 

A catástrofe cósmica que os exterminou há 65 milhões de anos nunca chegou a acontecer. O grande cometa nunca caiu, nunca chegou a provocar aquilo a que, no nosso universo, Carl Sagan chamaria Inverno Nuclear. A permanência de condições climatéricas indefinidamente estáveis permitiu que os grandes répteis continuassem a evoluir, com o cérebro sempre a aumentar, o polegar a tornar-se oponível, até culminarem nas Yilanè, a raça sauróide mais inteligente da Terra. A sua complexa civilização, baseada em sofisticadas técnicas de engenharia genética, transformou se num milagre de estabilidade social e integração ecológica. Fez surgir cidades «orgânicas» por toda a África, Europa e Ásia. Modificou todos os ecossistemas à sua imagem e semelhança. 

Subitamente, pressões climatéricas, o advento de uma microidade glaciar, fazem diminuir radicalmente os recursos energéticos e alimentares. Sob a ameaça do extermínio total da sua civilização, as Yilanè são forçadas a explorar o que designamos por oceano Atlântico e a colonizar o Novo Mundo. 

E ali, nas costas da Florida, dominando o topo de um ecossistema incompreensível, encontram uma espécie desconhecida de mamíferos inteligentes, agressivos, selvagens. Mamíferos que se deslocam erectos, assentes nos dois membros posteriores, que possuem o dom da palavra e se servem de utensílios rudimentares de pedra. Mamíferos que odeiam instintivamente toda e qualquer yilanè. Um ódio que é recíproco...


Quando peguei neste livro, para o começar a ler, confesso que tinha alguma expectativa e curiosidade. No entanto, nada previa que se tornasse num dos livros mais fantásticos que li nos últimos tempos. 

Resumidamente pode-se dizer que “A Oeste do Éden” conta-nos a história de um rapaz, Kerrick, pertencente a uma tribo de nómadas e que vê o seu sammad (grupo de pessoas que vivem em comunidade) ser totalmente destruído por uma raça desconhecida e que fazem dele seu prisioneiro, aos 8 anos de idade. Desta forma, Kerrick, conhece as Yilanè e a sua sociedade altamente desenvolvida. Com a curiosidade que lhe é característica ele aprende a linguagem, costumes e a organização da cidade onde vive por uns 7 anos. Quando reencontra o seu povo fica dividido, sentindo-se que não pertence nem a um nem a outro. Ele não é mais o mesmo, mas o ódio pelas Yilanè vence, levando-o a vingar a destruição de vários sammad e a respectiva morte dos seus membros, até á destruição da cidade onde cresceu. 

Este livro, tem tanto conteúdo que me agradou, que é difícil, conseguir transmitir-vos tudo o que dele retive. 

Por um lado, o realismo antropológico e a descrição das primeiras sociedades humanas no tempo da idade da Pedra. A descoberta do fogo e todo o seu potencial, á passagem das tribos nómadas ao sedentarismo, as primeiras comunidades/cidades destes povos, a descoberta da agricultura, a arte rupestre e o próprio aperfeiçoamento dos utensílios e armas de caça e ou guerra. 

Por outro lado a sociedade muitíssimo desenvolvida das Yilanè que dominam magistralmente vários campos da biologia e outras ciências. Povo descendente dos dinossauros  cuja evolução permitiu um conjunto de modificações genéticas, nomeadamente o desenvolvimento de polegares oponíveis. Por forma a combater a escassez de alimentos e a defenderem dos predadores os animais destinados à alimentação, criaram cidades com barreiras biológicas para o exterior. As transformações genéticas e a biotecnologia utilizadas no desenvolvimento das cidades onde vivem, são magistralmente criadas pelo autor. 

Ainda a ambiguidade dos sentimentos em Kerrick, que se sente preso a um povo, o seu, mas que ao mesmo tempo se sente deslumbrado pela evolução e conforto que o mundo das Yilanè lhe proporcionam. A sua crescente vontade de evoluir face ao conhecimento que aprendeu com as suas sequestradoras em oposição ao seu povo de caçadores-recolectores. 

A zoologia incrível que o autor cria e apresenta num conjunto de seres, em que alguns mais reais são antepassados dos existentes nos nossos dias, mas outros que são mutações genéticas oriundas do desenvolvimento das Yilanè e que servem para a sua subsistência. 

A riqueza da narrativa aliada ao realismo das personagens, transformam este livro numa obra verdadeiramente fantástica. 

Um livro que junta todos estes factores de que falei anteriormente e que se revelou, na minha opinião, verdadeiramente espantoso. 

Livro a não perder. Aconselho vivamente.

11 comentários:

  1. Fico muito contente que tenhas gostado e ainda por cima tanto, assim posso continuar aconselhar-te bons livros (modéstia à parte).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco
      Aceito sempre muito bem os conselhos dos outros, posso ou não po-los em pratica :)
      Mas quanto a livros, agradeço sempre.
      Foi uma óptima sugestão e fico à espera de mais da tua parte
      Aparece :)
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Caminhante,

    Adorei ler o teu comentário, muito bem descrito, talvez com um ou outro spolier, mas quem é que se vai importar com isso :D e claro fiquei com muita vontade de ler.

    Pena não ter lido em leitura conjunta teria sido ainda melhor, mas fica mais uma recomendação, depois da do Marco e resta-me acrescentar que comprei este livro no ano passado na feira do livro de Lisboa, recomendada por um amigo (Ubik) que me disse que valia bem a pena e já vi que sim :)

    A ver se ainda o leio este ano, já que os meus objetivos de leitura estão todos furados

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena Fiacha, os poucos spoilers que possa ter colocado, (nem percebi) em nada estragam o prazer do livro, garanto-te. Foi uma pena a leitura não ter sido conjunta porque há tanto para debater neste livro, que valeria a pena num bom grupo de leitores, mas enfim, há que ser democrático
      Agora para variar, vou voltar a um de contos que me emprestaram (eu e os contos....)
      Os objectivos constroem-se para serem furados, Fiacha, senão a vida não tinha piada nenhuma, eh eh. (Alguns certamente que não)
      Olha só a quantidade de contos que já li, onde é que andam os meus próprios objectivos....e ainda só vamos em Abril, há muito tempo. :D
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá amiga ^_^

    Pelo entusiasmado constante no texto, pude viajar um pouco por estas palavras que me deixaram curiosa, por um conhecimento que se mantém espectador e pelo brilhante cenário que nos descreve. Talvez, vendo o livro numa prateleira não me chamaria tanto à sua atenção, mas da próxima vez, vou dar uma oportunidade e parar para pegar no livro, nem que seja para desfolhar e perceber que merece ser lido e saboreado..namorá-lo um pouco antes de o comprar...:P

    Obrigado pelo excelente comentário, desafiante, objetivo e que deixa um rasto de curiosidade imensa ^_^

    Estou a ver que o Marco também tem um um rol de leituras boas para recomendar :D

    Boas leituras...beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      ainda bem que te entusiasmei com o meu comentário. Eu como é notório gostei bastante, mas porque são temas que me dizem alguma coisa pelo seu interesse.
      Mas está muito bem escrito e de facto merece uma oportunidade.
      Teria sido uma boa opção de leitura conjunta, pois tem imenso que daria uns bons comentários, mas não tendo sido, não deve ficar esquecido.
      Relativamente ao Marco, acho que devemos ter em conta as suas sugestões :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá A Caminhante,

    Confesso q antes de ler sua resenha, não acreditava q esse livro fosse realmente tão bom, quanto vc e outras pessoas comentavam sobre ele no cantinho, mas parede que me equivoquei, e q esse livro vale à pena mesmo ser lido, vou ver se o encontro em e-book, pois, como a maioria das pessoas, tb estou apertada com relação ao dinheiro, mas se eu encontrá-lo na Net, vou ler com certeza! :D
    Parabéns pela ótima resenha, me convenceu!lol

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda
      Obrigado pela visita e pelas palavras simpáticas
      Como já referi à Carla, merece uma oportunidade. Não sei se há em e-book, não é um livro recente, mas pode ser que sim.
      Fico contente por aquilo que escrevi, poder ajudar na escolha de bons livros.
      bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Também gostei bastante deste livro!

    boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Olá =)

    Gostei muito da tua opinião sobre este livro. O Fiacha também já me tinha sugerido a sua leitura e nessa altura já tinha ficado curiosa. Agora fiquei ainda mais.
    Acho que é uma história do meu agrado. A ver se o leio! Penso que há na biblioteca aqui perto. Obrigada pela sugestão =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem :) é um livro espantoso!
      Agora que vi o teu comentário, reli o que escrevi e fiquei com vontade de o reler :P
      É muito melhor que o Duna, na minha opinião claro.
      Vou ler outras coisas deste autor, tenho aqui "Bill o herói intergaláctico" dizem que é muito bom também :)
      beijinhos

      Eliminar