quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Como foi 2014...





2014 foi um ano diferente em muitos aspectos.

Muita coisa aconteceu, umas boas outras menos boas, mas a vida é mesmo assim e há que aprender com as mensagens que ela teima em nos transmitir.

Fazer um balanço é sempre complicado para mim, sobretudo quando não cumpri com os propósitos que tracei para este espaço. Mas agora interessa olhar para a frente e por isso aqui vai...

Quanto a leituras, não foram muitas, mas descobri autores fantásticos e livros que apreciei bastante (excelentes recomendações dos amigos).

Fazendo uma retrospectiva, comecei o ano com um livro bastante invulgar, mas que recomendei e torno a recomendar, pois é fascinante, falo de "A caverna das ideias" de José Carlos Somoza.

Descobri autores novos, para além do já citado anteriormente Christopher Priest, Patricia Anthony, Keith Roberts, Frank Herbet e Brian Aldiss.

Há autores que são sempre agradáveis de ler os seus livros, e todos os anos tento ler mais um, entre eles, neste ano, foram: Haruki Murakami com o seu "1Q84",  Arturo Perez-Reverte  com a  "A Tábua de Flandres" ,  e Neil Gaiman com "Fragile Things" 

Também continuei a apostar em ler alguns autores nacionais que têm divulgado os seus contos/ obras pela internet, como foi o caso de Carlos Silva, Carina Portugal, Pedro Cipriano e Manuel Alves.

Foi um ano que participei como leitora beta em duas publicações, agradeço aos autores Pedro Cipriano com "O Caderno vermelho" e  ao Manuel Alves com  " Wulfric" a confiança, foi muito bom.

Os contos não podiam deixar de estar presentes. 

Sendo o conto meu género literário favorito, apostei em autores que já conhecia, mas também em outros que me eram totalmente desconhecidos como foi o caso de Alice Munro (prémio nobel da literatura de 2013). Li "Os sete mensageiros"de Dino Buzzati, reli o "Não há como escapar" e os "Contos do Mundo" de Tim Bowley, contos de Haruki Murakami e Nikolai Gogol, e várias colectâneas, das quais destaco "Contos Fantásticos do século XIX" do Italo Calvino.

Este ano foi muito importante para mim, pois iniciei a minha actividade como contadora de histórias, um sonho antigo que ganhou forma no Natal de 2013 e que continuou e foi criando as suas raízes durante este ano. Por isso, também foi um ano de muita pesquisa e muita leitura de contos quer para um publico infantil, quer para o publico adulto.

Também destaco aqui, o convite feito pelo amigo Fiacha para colaborar no blog dele http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/  que aceitei de bom grado e no qual tenho comentado quer alguns livros que vou lendo (comentários esses que são publicados em simultâneo nos dois blogues) quer temas de reflexão, nomeadamente "O conto fantástico do século XIX e início do século XX" 

Tenho um conjunto de comentários que irei ainda publicar, relativos a 2014, peço a vossa compreensão para estes atrasos.

Falta escolher o melhor do ano, questionam vocês.... pois é complicado escolher ... mas arrisco-me a escolher Dino Buzzati como o melhor de 2014, pelos vários contos, pela sua escrita, porque simplesmente me cativou...


Objectivos para 2015 

é melhor não os fazer .... pelo menos muito programados.

É claro que tenho um conjunto de livros que programo ler, nomeadamente terminar a saga de "Helliconia" do Brian Aldiss, alguns clássicos como "A obra ao negro” de Marguerite Yourcenar. Quero ler mais de Ursula K. Le Guin.   Muitos, muitos  contos ...

Irei começar o ano com autores portugueses: Nuno Ferreira com o seu livro "A Espada que Sangra" 1º volume das "Histórias Vermelhas de Zallar"em formato papel e "A Cativa" de Manuel Alves em formato digital.

Quero também criar um espaço, aqui no blog, para contos lendas e outros ... já falei anteriormente nesta questão, mas o que é certo é que não dei continuidade, mas é mesmo um dos objectivos de 2015.

e mais?

depois vocês vão vendo e acompanhando por aqui...

Muito obrigada a todos os que acompanham este espaço e os votos de um 2015 calminho, suave e muito feliz 




18 comentários:

  1. Olá São

    Parece que tivemos um 2014 algo parecido, ambos lemos (muito) menos do que é habitual, mas as leituras foram boas, ambos começamos a colaborar no blog do amigo Fiacha e ambos ficamos muito aquém dos nossos objectivos... Mas prontos quem sabe se em 2015 não recuperamos e com juros ;)

    Espero que este ano cimentes ainda mais o teu lado de contadora ;)

    Um abraço e bom 2015 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco
      é verdade, parece mesmo que tivemos um ano parecido, e o mais engraçado é mesmo começares o ano com um livro de um autor que eu tenho estado a olhar para ele, porque também está ali na estante à espera: ."Dinheiro molesto" do P.G, Wodehouse

      Não sei como vai ser este ano, mas queria mesmo avançar com a publicação de histórias e lenda, mitos e outras coisas do género.
      muito obrigada e um bom ano para ti também .
      um abraço

      Eliminar
  2. Boa noite, São,

    Não é preciso programar objectivos, o mais importante é fazer aquilo de que gostamos, o resto vem com a corrente, e por vezes vai muito mais além do que imaginamos, transformando-se num enorme oceano de surpresas.

    Bom ano e boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina
      Tens toda a razão. Cada vez mais têm surgido situações na minha vida, quer pessoal quer profissional que me levam a não criar expectativas, nem definir objectivos muito programados e exactos.
      Seguir com a corrente parece-me uma excelente opção, acabamos por estar mais disponíveis e tudo o resto chega mais facilmente.

      Bom ano para ti também, com muito sucesso e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá São,

    gostei muito do teu post. Espero que neste ano que aí vem tudo corra pelo melhor e que tenhas tudo de bom.

    Quanto às leituras, também não gosto de fazer programações. O que vai aparecendo é o que leio, regra geral. Quer de sugestões, quer daqueles livros que descubro por mim, é daí que vou escolhendo; penso que, por vezes, se houver algo rígido a definir, poderá quebrar alguma da magia.

    Acho que fazes bem em começar em português, com excelentes autores. Também tenho o do Nuno para ler =)

    Por aqui começou-se com o que já estava a ler: Uma Espia no Meu Passado, de Lucinda Riley. E estou a gostar =)

    Beijinhos e Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria
      muito obrigada e espero também, que para ti este ano seja muito bom.

      é mesmo melhor deixar correr e ver os livros que vão surgindo e que vamos descobrindo. Por vezes o nosso estado de espírito também influencia as escolhas e assim sem compromissos é bem mais facil.
      é verdade, terminei o ano com um livro que não referi, irei comentar, mas que penso que és capaz de gostar : "O Guardião de memórias" de Lois Lowry.

      beijinhos, boas leituras e bom ano :)

      Eliminar
  4. Olá São!
    Não foi um ano literário assim tão mau o teu. Diria eu com muita qualidade. Alguns autores que mencionaste não conheço outros já ouvi falar através de vocês. Também li o livro do Nuno e digo-te vale bem a pena. Também vou participar na leitura conjunta do livro do Manuel Alves. Estou bastante ansiosa. Até porque é um livro do Manel.
    Quanto a Ursula Le Guin foi dos últimos livros que investi. Sugestão do Marco. Acho que será a minha primeira leitura de 2015.

    Para este ano conto conter-me em compras de livros. Há alguns que irei comprar certamente como Juliet Marillier, Sandra Carvalho uma autora portuguesa que gosto bastante e o próximo livro do Nuno (espero que venha brevemente). Vou dedicar-me a reler alguns livros que gosto muito. É algo que gosto fazer. Pegar naqueles livros que me enchem o coração. Como Leões de Al-Rassan (tive a infeliz ideia de emprestar e ainda não devolveram).

    Como sabes eu nunca faço balanços do leio. Até porque a leitura é um passatempo para mim. Para passar os meus poucos minutos livres. Gostava de ter mais tempo mas por vezes é complicado.
    Ah sabes porque tenciono investir menos em livros ?
    Porque é uma maneira de pegar em grandes obras que tenho cá em inglês. Daquelas que possivelmente nunca chegarão a Portugal em português. Talvez assim me habitue. Era o melhor para mim. Poupava imenso ou quem sabe podia comprar mais por menos.

    Desejo-te um óptimo 2015.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa
      De facto é uma aposta que fazes muito boa, em ler em inglês, os livros são muito mais baratos e apanhas obras que nunca surgirão por cá. Eu confesso que tenho alguma dificuldade em ler (só assuntos mais técnicos), mas tenho pensado bastante em aperfeiçoar e tentar novos livros, quem sabe se será este ano.

      Ursula Le Guin tem livros muito bons pelo que tenho ouvido e lido, e vai mesmo ser uma aposta este ano. Estou a terminar o "Ciclo de Terramar" e tenho "O dia do perdão" para ler, este último são contos. Ainda quero ver se encontro "A mão esquerda das trevas".

      Há livros e escritores que gosto sempre de ler e reler :) e há aqueles escritores que todos os anos leio sempre um livro dele, por exemplo o Haruki

      muito obrigada pelas tuas palavras
      um excelente ano de 2015 para ti
      beijinhos

      Eliminar
  5. Ois São,

    O ler pouco não quer dizer que não tenha sido um bom ano e muito prazer me deu ver-te decidir tornares-te uma contadora de historias, é preciso muita coragem, tenho a certeza :)

    Quanto ao teres gostado de colaborar no meu blog eu é que tenho a agradecer terem aceitado o convite sem duvida uma mais valia para o blog :D

    Agora que tenho parceria com a marcador, vou ler sem duvida o Dino "Deserto dos Tartaros" recomendação do tio eheheh

    Quanto aos teus objetivos que se concretizem, cá estarei para ler as tuas novas mensagens, ja sabes que podes contar com o corvo :D

    Bjs, bom ano e obrigado pela tua amizade, és especial, és "A que brilha" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Fiacha

      Foi de facto, e ainda é, um desafio ser contadora, mas é mesmo um sonho antigo que vejo a concretizar-se.
      Tens mesmo que ler Dino, eu tenho lido dele sobretudo os contos, e tenho gostado muito.

      Tens sido um amigo impecável, sempre a puxar por mim e pelo blog, a dar para trás nos meus ataques de perguicite e também só tenho a agradecer-te todo o apoio.

      Bom ano para ti também e que os teus objectivos também se concretizem
      beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda não tive o prazer de te ver a contar uma historia mas conto que isso venha a acontecer e quem sabe de forma esporadica :D

      Sim é uma das recomendações do Barreiros e que subscreveste, eu até o ia comprar no forum fantástico mas não estava lá, mas ainda bem que assim peço à Editora :D

      Ora essa é tudo fruto da amizade ;)

      Obrigado e em breve vamos lá começar a ler o Manel, esse talentoso escritor :D

      Eliminar
    3. Quem sabe um dia destes, quando menos esperares, ouves-me :)
      estou curiosa para ouvir a tua opinião do Dino.

      e venha a Cativa para começarmos
      beijinhos

      Eliminar
    4. Ora são sempre as melhores ehehe

      Bem mas não deve ser para tão breve, digamos primeiro semestre e leio o escritor, se me enviarem o livro, caso contrario ainda leio os seus contos :D

      A Cativa não está nada fácil, deve estar muito envergonhada eheheh

      Eliminar
    5. Pois à espera de ser libertada, deve ser bem importante para o enredo ehehe

      Eliminar
  6. Olá São. Conheço poucos dos autores que referi mas pelo que tenho ouvido falar devem ser bastante bons. :D Fazes bem em não fazer muitos planos, devemos viver do agora e o que vier é bónus. Eu nestas coisas sou muito organizado e faço planos, mas é apenas para me orientar, porque sei que a vida é perita em oscilações e nunca corre como previmos.
    Tem um bom ano e um beijinho cheio de boas leituras e histórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno
      bem vindo a este espaço :)
      sem dúvida que tens razão quanto aos planos, já aprendi que a vida encarrega-se ela própria de nos fazer os planos e não vale a pena entrar em conflito.
      Podes ler alguns destes autores e se quiseres vê os meus comentários, pois podem dar-te alguma ideia sobre as suas obras .
      um excelente ano para ti e para Zallar
      beijinhos

      Eliminar