terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Histórias de Fantasia - Sessão de contos




Na passada sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, tive a minha segunda sessão de contos. Um pouco nervosa, pois ainda são muito recentes as minhas andanças neste mundo dos contos, lá fui até à GataFunho para contar quatro histórias de fantasia.

O ambiente é excelente, e é muito bom para mim contar assim num local mais intimista. Estavam 14 pessoas a assistir, entre amigos, familiares e amigos de amigos que eram desconhecidos para mim. 

Para esta sessão escolhi quatro histórias que poderiam ser representativas do tema que escolhi: Fantasia. 

Definir fantasia é uma tarefa que não é fácil e todos nós temos, certamente, uma resposta sob o nosso ponto de vista, mas será que estamos certos? Ou será que encaramos fantasia sob um ponto de vista mais redutor, segundo os nossos gostos pessoais ou de acordo com parâmetros pré-concebidos da época em que vivemos?

Para mim, na minha humilde opinião, Fantasia sempre existiu desde que a humanidade existe e desde que se começaram a contar e a transmitir histórias. Oralmente, os primeiros povos contavam o que viam e o que a sua imaginação via no desconhecido. Pequenos arbustos que, com o vento, projectavam verdadeiros monstros que ameaçavam as tribos e que criavam lendas que passavam de geração em geração., e muitas outras histórias surgiram ao longo dos tempos.

Mas não me quero alongar com um tema que daria “pano para mangas” só por si. O que me interessa hoje é falar-vos do que contei nesta sessão.

Tentei ter algum cuidado na escolha das histórias, por forma a contemplar diferentes vertentes deste mundo gigantesco a que chamamos Fantasia.

Vou apresentar um pequeno resumo de cada uma das minhas escolhas, bem como um pequeno excerto das histórias.


O Estudante e o seu filho – Gene Wolfe


Para quem não conheça, Gene Wolfe é um escritor norte-americano que escreveu, entre outros “O Livro do Novo Sol”. Este é composto por cinco volumes, onde Severian, habitante de um mundo a que o autor apelidou de Urth (provavelmente uma distorção de Earth, a Terra), nos escreve a viagem que empreendeu desde a sua infância, um aprendiz de torturador, até ao seu derradeiro final.

Uma viagem que passa pelo conhecimento do seu mundo e consequentemente pela história do seu próprio planeta. É também, na minha opinião, uma viagem pessoal, à sua voz interior ou às mil vozes que o compõem. Quem é este homem, dono de uma memória infalível, como ele próprio tantas vezes afirma, é a questão que colocamos desde o início até ao fim de cada livro. 

Durante a sua viagem Severian fez-se acompanhar de um pequeno livro de capa castanha “O Livro de Urth” que é composto por um conjunto de pequenas história que ele vai lendo ao longo do caminho. É pois uma dessas histórias que escolhi para partilhar com o meu público.

“O Estudante e o seu filho” fala-nos de um estudante, que no final do seu treino para mágico, cria um filho de carne a partir da matéria dos sonhos. Este jovem, criado a partir dos sonhos, parte numa missão para salvar as donzelas, que foram aprisionadas por um ogre que vive numa ilha circundada por um imenso labirinto de canais e braços de mar. Neste pequeno resumo, parece uma história como tantas outras em que o herói parte para salvar a princesa às garras do Dragão. 

Mas é muito mais do que isso. A escrita de Wolfe é quase poética, cheia de significados e simbolismos, obriga-nos a uma leitura atenta. O percurso feito pelo jovem até ao seu destino está cheio de pequenas peripécias e de descrições de toda a envolvente. E o sonho, mais uma vez, sabemos que “comanda a vida”, e comanda toda esta história.


“Com o tempo, o dourado outono gastou-se e, furtivamente, veio o inverno, da sua capital gelada, onde o sol desliza ao longo da borda do mundo como uma bola enfeitada de pechisbeque e onde os fogos que fluem entre Urth e as estrelas incendeiam o céu. Transformou em aço as ondas, ao tocá-las, e a cidade dos mágicos deu-lhe as boas-vindas, pendurando colgaduras de gelo nas varandas e cobrindo os telhados de merengue de neve. O velho convocou outra vez o estudante e o estudante respondeu como antes.

A primavera chegou e com ela alegria para toda a natureza, mas na primavera a cidade cobria-se de negro; e o ódio e o desprezo pelos poderes próprios – que rói como um verme no coração – abateu-se sobre os mágicos. É que a cidade não tinha senão uma lei e uma maldição, e, embora a lei tivesse poder todo o ano, a maldição dominava a primavera. Na primavera, as mais belas donzelas da cidade, as filhas dos magos, vestiam-se de verde; e, enquanto as brisas da primavera brincavam com os seus dourados cabelos, elas cruzavam descalças o portal da cidade e desciam o estreito caminho que levava ao cais e embarcavam no navio de velas negras que as esperava. E, por causa dos cabelos dourados e dos vestidos de faille verde e porque parecia aos mágicos que elas eram colhidas como o milho, chamavam-lhes “donzelas do milho”.



A Sombra - Hans Christian Andersen

Apesar de ser mais conhecido como escritor no campo da literatura infantil, Hans Christian Andersen destacou-se igualmente como escritor do conto fantástico no final do século XIX, do qual “A Sombra” constitui um bom exemplo pela subtileza e criatividade expressas neste conto.

O tema não era novidade, foram vários os contos que surgiram em que o Homem perdia a sua sombra e várias as interpretações que se davam a esta questão. Por um lado uns defendiam a sombra como sendo um reflexo da alma, logo perder a sombra era a perda da alma; outros porém defendiam que ela é a essência do ser humano, o “duplo” que cada um de nós possui. Alguns ainda defendiam que podia ser um desejo de estar junto da pessoa amada que levava à separação.

Mas Andersen cria uma Sombra que se emancipa, que vinga no mundo e prospera. O reencontro final não é o que esperamos, e o mundo não se compadece de quem defende os valores da beleza e da justiça.

"Mas o que o senhor viu? Todos os deuses da Antiguidade andavam pelos vastos salões? Os velhos heróis travavam combate? Crianças gentis brincavam e contavam os seus sonhos?"

"Estou lhe dizendo que estive lá, e o senhor pode imaginar que vi todas as coisas que havia para ver! Se o senhor tivesse estado lá, não teria se transformado em homem, mas foi o que aconteceu comigo! E em pouco tempo aprendi a conhecer a minha natureza mais íntima, as minhas características inatas, meu parentesco com a Poesia. Na época em que eu vivia com o senhor, não pensava nessas coisas, mas, como o senhor bem sabe, toda vez que o sol nascia ou se punha eu ficava fantasticamente grande; com efeito, à luz do luar eu quase ficava mais nítido do que o senhor; naquele tempo eu não compreendia a minha natureza; naquela antecâmara é que tudo se desvendou para mim! Eu me transformei em homem! Saí de lá amadurecido, mas o senhor já não se encontrava nas terras quentes; como homem, eu me envergonhava de andar com aquele aspecto. “



Smith de Wootton Major – J.R.R. Tolkien

Este foi o último conto, do autor, a ser publicado (1967), antes da sua morte em 1973. 

Em Wootton Major é realizado um banquete de 24 em 24 anos, no qual o cozinheiro “municipal” tem de fazer um bolo para 24 crianças que são convidadas. Tem de ser um bolo único e especial. No meio da massa do bolo é colocada uma pequena estrela que alguma criança irá engolir sem dar conta. Uma estrela mágica que mudará a sua vida para sempre.

O tempo e espaço de “Smith de Wootton Major” são claramente os do conto de fadas. Aqui é possível viajar entre mundos, o dos humanos e o dos “Faërie”. Tolkien sempre se debateu contra aqueles que não acreditavam em fantasia e esta história pretende retratar esta questão. 

As fadas da teoria de Tolkien partilham com os Elfos os segredos sobre a natureza e o mundo há muito esquecidos pelo homem, eles são seres inteligentes, sensíveis e detentores de capacidades extra-sensoriais que remontam à formação do mundo e que lhes permitem viver numa harmonia cósmica inigualável.

Numa localidade onde só acreditam em fadas, as crianças e alguns adultos, surge a prova de que os “Faërie” realmente existem e Smith tem em seu poder o passaporte para esse mundo.

"A princípio, no Reino das Fadas, andou em grande parte, pacatamente, entre a gente de menos importância e as bondosas criaturas das florestas e dos prados de belos vales, e pela beira das luminosas águas onde à noite brilhavam estranhas estrelas e ao alvorecer se espelhavam os picos cintilantes de montanhas longínquas. Algumas das suas visitas mais breves passou-as a olhar apenas para uma flor ou para uma árvore; mas mais tarde, em viagens mais longas, viu coisas em que havia simultaneamente beleza e terror e de que depois não conseguia lembrar-se claramente nem contar aos seus amigos, embora soubesse que tinham ficado a habitar no fundo do seu coração. Mas algumas coisas não as esquecia e permaneciam-lhe na mente como maravilhas e mistérios que frequentemente recordava.


Quando começou a caminhar para longe sem um guia, pensou que descobriria os limites extremos da Terra; mas ergueram-se à sua frente grandes montanhas e, indo por longos caminhos à volta delas, chegou por fim a uma costa desolada. Parou ao lado do mar da Tempestade sem Vento, onde as ondas azuis como montes coroados de neve rolam silenciosamente, vindas do Não Iluminado para a praia comprida e trazendo os barcos brancos que regressam de batalhas nas Marcas Escuras das quais os homens nada sabem. Viu um grande barco ser lançado, alto, para terra e as águas recuarem em espuma, sem um ruído. Os marinheiros élficos eram altos e terríveis; as suas espadas brilhavam, as suas lanças cintilavam, e tinham nos olhos uma luz não penetrante. De súbito, ergueram a voz num canto triunfal e o coração de Smith estremeceu de medo, e ele caiu de bruços e eles passaram-lhe por cima e afastaram-se para os montes ecoantes."




O Bicho-Papão – Dino Buzzati


A história começa com o engenheiro Roberto Paudi a chegar a casa e ver a ama do seu filho a deitá-lo e a dizer-lhe que, se não ficasse quieto, o bicho-papão apareceria. Indignado, ele repreende-a com estas superstições tolas e sem fundamento, capazes de provocar sérios danos na psique imatura do filho. É claro que houve quem não gostasse de ouvir esta reprimenda e nessa mesma noite, os sonhos do engenheiro Paudi, foram bem animados com a presença desse visitante que pode assumir as formas mais diversas e que foi apanhado pelo próprio, quando de manhã tentava sair sorrateiramente do quarto através da parede.

O que sucede a seguir é uma verdadeira caça ao Bicho-Papão, num mundo onde o poder público é tão abusivo ao ponto de tentar destruir o que é enigmático. 

Dino Buzzati escreve este conto onde o ponto fulcral é a morte da fantasia e da ternura, frente a um despotismo político.

“Ao contrário do que Pauli esperava, não só o assunto foi encarado por todos com grande seriedade, mas a sua tese, que poderia parecer óbvia, encontrou acirradas oposições. Algumas vozes levantaram-se para defender uma pitoresca e inofensiva tradição que se perdia na noite dos tempos, insistindo na completa inocuidade do monstro noturno, aliás, absolutamente silencioso, e ressaltando os benéficos efeitos educativos da sua presença. Alguns falaram claramente num “atentado contra o património cultural da cidade” caso se recorresse a medidas repressivas. E o orador foi calorosamente aplaudido.

Por outro lado, quanto ao mérito da questão, prevaleceram enfim os irresistíveis argumentos aos quais apela, com demasiada frequência, o chamado progresso para destruir as últimas cidadelas do mistério. O bicho-papão foi acusado de deixar uma marca nociva nas almas infantis, de suscitar, às vezes, pesadelos contrários aos princípios da correta pedagogia. Também foram discutidas questões de higiene: sim, é verdade, o mastodonte nocturno não sujava a cidade nem espalhava nenhum tipo de excremento, mas quem poderia garantir que não fosse portador de germes e vírus? Também nada se sabia de positivo sobre o seu credo político: como excluir o facto de que as suas sugestões, aparentemente tão elementares, se não simplórias, escondessem insidias subversivas?”

Agradeço a todos os que me têm apoiado, e a todos os que tiveram presentes quer fisicamente, quer em espírito. Sem vocês, nada deste meu sonho seria possível.

O meu muito obrigado à GataFunho e à Ana Paula Faria pela confiança que depositou em mim e pelo carinho que tem demonstrado para com os Contadores de Histórias de uma forma geral e para com os que agora se iniciam.

8 comentários:

  1. Olá,

    Mais um excelente texto e agradeço a partilha desta tua experiência que acaba por ser muito gratificante acredito.

    Gene Wolfe é sem duvida um escritor fantástico e que criou um universo fantástico e muito complexo, algo que tenho voltar a ler mas com tempo e calma.

    Os restantes não conheço as obras referidas, mas fiquei com bastante curiosidade sem duvida, em especial o de Tolkien.

    Acho que tens que nos contar estas histórias quando estivermos juntos na feira do livro de Lisboa eheheh.

    Quanto à definição de fantasia sem duvida que seria um tema que daria pano para mangas, no fundo concordo um pouco com a tua definição :)

    E já agora tenho que dar os parabéns À Editora Gatafonho por promover e apoiar este tipo de eventos que como sabes admiro imenso.

    Um texto excelente, caso queiras até podias colocar num outro blog que participas e porque não, partilhares a tua experiência e claro com um link a informar onde foi publicado (não é promover o teu blog, mas sim partilhar a tua experiência) mas fica ao teu critério.

    Parabens, mais uma vez pelo excelente texto :)

    Bjs e boas histórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo :)
      Vale bem a pena conhecer as histórias, quem sabe, se houver interessados eu as coloque aqui na net. Não a do Tolkien que é muito grande, mas as outras ....

      Quanto ao partilhar no teu blogue, vou pensar no assunto :P
      beijinhos

      Eliminar
  2. Por mim estás à vontade, embora prefira uma sessão de contos mesmo, ao vivo e cores :D

    Pensa ehehe, só te faz bem :P

    ResponderEliminar
  3. Amiga, é de todo o coração que lhe dou os parabéns por este lindo caminho pelas histórias encantadas cheias de saberes e diversão... :D Muita pena minha ainda não ter estado presente em nenhuma das suas sessões, mas estou lá sempre em mente e a torcer muito por si.
    Gostei de todas as escolhas pela importância da sua mensagem, mais, a história de tolkien pela paixão que tenho pela sua escrita e visão.
    Espero em breve acompanhar estes fantásticos momentos ao vivo, enquanto não for possível, muito me alegra que os partilhe neste espaço connosco.
    Parabéns pelo texto e pela partilha.
    Beijinhos e boas histórias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Carla, certamente surgirá uma oportunidade :) pois também eu gostava muito de contar com a tua presença.
      Qualquer uma das histórias é muito boa,mas eu sou suspeita, porque fui eu que as escolhi.
      E para contar é preciso gostar :) para as sentirmos.
      beijinhos

      Eliminar
  4. Minha querida Caminhante, que posso eu dizer... adorei <3

    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga :)
      beijinhos e bom fim de semana para ti também ^_^

      Eliminar