domingo, 23 de fevereiro de 2014

A magia das histórias



As histórias, os contos sempre fizeram parte da minha vida desde que me lembro de ser gente. A minha mãe contava-me histórias quando era criança e elas faziam-me sonhar com mundos longínquos e ter amigos fantásticos. Infelizmente a minha mãe não gostava de fantasia, a realidade era um ponto-chave para ela e as suas histórias que à luz do dia eram reais, durante a noite, esvoaçavam pelo meu sonho transformando-se em pequenos seres míticos, florestas perdidas com árvores sussurrantes e quedas de água misteriosas. Aí, no mundo dos meus sonhos, eu era a que viajava, a que procurava novas aventuras para me divertir.

Mais tarde este gosto intensificou-se. E desde sempre me vi a ler histórias, contos de todos os “géneros e feitios”. Caminhei sempre entre os mundos, o real e o da fantasia. Procurei na natureza, a beleza dos velhos trilhos que percorria em criança, nos meus sonhos, e encontrei-os.
São esses trilhos que percorro hoje, por florestas verdes e musgosas, por meio de pedras que sussurram histórias antigas e ventos que trazem vozes desconhecidas.

É por isso que hoje sou caminhante… 

Caminho entre mundos, encho os bolsos de pequenos pedaços de cada mundo que visito, de pequenos textos, de pequenas histórias. 

Puxo por um braço de um pequeno anão que se encontra alojado no meu bolso direito e logo sinto o rugido do dragão no bolso esquerdo, atrás do anão vem uma nave interestrelar e com ela um planeta de areias moribundas habitadas por vermes gigantes que devoram pouco a pouco o sol e as duas luas que brilham azuis no céu sem estrelas…

Recentemente, descobri um novo trilho… ladeado de pequenos bosquetes por entre as veredas escarpadas, mas por onde as histórias podem correr ainda mais livremente, podendo-se expandir, como sombras que se esticam ao sol.

Um amigo abriu-me a porta, eu entrei e descobri o mundo dos contadores de histórias, deixando-me levar por ele.

A partir de hoje irei desenvolver um campo, aqui no blogue dedicado aos contos que vou lendo e sobre as minhas sessões de contadora de histórias. 

Convido-vos todos a entrarem neste mundo tão fantástico e a partilharem as vossas opinões, sugestões e tudo aquilo que quiserem…


Deixo-vos um pequeno conto Zen de boas vindas : A Chávena de Chá


Um professor de filosofia foi ter com um mestre zen, Nan-In, e fez-lhe perguntas sobre Deus, o nirvana, meditação e muitas outras coisas. O Mestre ouviu-o em silêncio e depois disse.
- Pareces cansado. Escalaste esta alta montanha, vieste de um lugar longínquo. Deixa-me primeiro servir-te uma chávena de chá.
O Mestre fez o chá. Fervilhando de perguntas, o professor esperou. Quando o Mestre serviu o chá encheu a chávena do seu visitante e continuou a enche-la. A chávena transbordou e o chá começou a cair do pires até que o seu visitante gritou:
- Pára. Não vês que o pires está cheio?
- É exactamente assim que te encontras. A tua mente está tão cheia de perguntas que mesmo que eu responda não tens nenhum espaço para a resposta. Sai, esvazia a chávena e depois volta.


Pois é, esvaziem as vossas mentes e venham enchê-las com a magia das histórias ….




6 comentários:

  1. Viva,

    Um texto fantástico e acho que já devias ter tipo a iniciativa de abrir esta nova rubrica à mais tempo, mas pronto nunca é tarde e claro cá estarei para acompanhar as tuas histórias e as partilhas das tuas experiências :)

    Da minha parte e no que poder ajudar já sabes ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo Corvo :)
      Lancei-me nesta aventura, em grande parte pelo apoio de bons amigos que me têm dado força de uma forma ou de outra e só posso agradecer-lhes. E sei que estarás sempre presente ^_^
      Vai uma chaveninha de chá ?
      bjs

      Eliminar
  2. Queremos um livro de contos da Caminhante! Queremos um livro de contos da Caminhante! Queremos um livro de contos da Caminhante! :D

    Gosto tanto da maneira como escreves :) E espero um dia poder assistir a uma das tuas sessões. Para já, vou seguindo atentamente este novo espaço :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau Nádia, deixas-me embaraçada ^_^ nem sei que te responda
      muito obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas. O meu eu interior ficou a brilhar de emoção e de gratidão.
      Gostava muito que assistisses a uma sessão minha, mas ainda estou no início e ainda tenho muito a aprender. Surgirá um dia essa oportunidade.
      Aqui neste espaço, vou escrevendo um pequeno resumo das histórias que conto, que não são da minha autoria, mas sim adaptações de contos de autores, alguns conhecidos, outros talvez não. É verdade que gostaria de um dia contar histórias minhas, mas quem sabe....
      e cá fico à tua espera neste mundo :)
      beijinhos

      Eliminar
  3. Sem duvida, concordo plenamente com a Nádia, queremos um livro de contos (eu a dizer isto rsrsrsrsrs) e quero o meu devidamente autografado e claro com direito a visualização em forma contada por ti eheheh

    A ver se assisto tambem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah :D é melhor esperares sentado Fiacha, daqui até lá quem sabe quantos sois nascerão :P
      quanto a assistires, já sabes quando puderes e quiseres estás sempre convidado
      ^_^

      Eliminar