domingo, 29 de dezembro de 2013

Acontamentos de Lendas e Relendas de Thomas Bakk






Thomas Bakk, um excelente contador de histórias, que para além de muitos outros ofícios, tem a particularidade de transformar todas as histórias, que conta, em versos. Ao mesmo tempo que o faz, dá-lhes um toque de magia misturada com um humor muito próprio e que nos cativa desde o primeiro instante.









“Acontamentos de Lendas e Relendas” é um pequeno livro da sua autoria, em que Thomas conta três histórias baseadas em lendas conhecidas. No entanto a adaptação feita pelo autor, revela-nos versões bem divertidas e cheia de duplos sentidos que podem ser interpretadas à luz do contexto social e económico do nosso país. 

A “Lenda do Punhal” fala-nos de um pescador que certo dia, na sua faina piscatória, vê no meio das águas um punhal reluzente e brilhante. Ambicioso, tenta apoderar-se do mesmo, pensando, unicamente, no valor que ele poderá ter no mercado. A partir daí um conjunto de peripécias sucedem-se até ao final completamente inesperado para o próprio pescador.

“O Cavaleiro Justo” é uma história baseada na Lenda de S. Martinho, e fala-nos de um certo homem sem abrigo que sonha em ser rico. Tudo faz para atingir o seu objectivo, desde trabalhar, roubar ou mesmo reinar, mas nada vale e termina como começou, apenas com mais a metade de uma capa.

“O Pastor e as três filhas” , inspirado na lenda de S.Nicolau, conta as aventuras e desventuras de um pastor pobre, que ao ver a sua filha mais nova apaixonado por um rico mercador, pretende arranjar dinheiro para o seu dote.

No final do livro somos presenteados com um caderno de apontamentos, onde podemos "expor as nossas reflexões e opiniões acerca do que lemos e retivemos em cada história.

Todas as histórias são divertidas e proporcionam-nos um bom momento. A eterna ambição humana pelo valor do dinheiro e do poder é aqui apresentada como uma caricatura desenvolvida com mestria.

Uma leitura muito divertida que recomendo sem qualquer dúvida.

É possível obter o livro através do seguinte endereço electrónico:


2 comentários:

  1. Olá,

    Muito bem, assim dá gosto ver o blog, cheio de atividade e parece-me mais uma leitura muito interessante e que se lê muito rápido :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Fiacha, lê-se rápido, mas tens de ter bastante atenção, pois está cheio de subtilezas pelo meio. É bem divertido :)
      bjs e boas leituras também

      Eliminar